segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Viracopos terá sistema que reduz tempo de voos a partir de dezembro

Foto por Jones Cesar Dalazen
A partir do dia 12 de dezembro o tempo de voo entre o Aeroporto Internacional de Viracopos e terminais aéreos com o novo sistema de navegação do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) será reduzido. As rotas dos aviões serão controladas por satélite e a mudança vai permitir um caminho mais “reto” entre os destinos, com menor distância e economia de combustível.
Segundo Marcelo Mota, diretor de operações da concessionária responsável pela administração do terminal aéreo de Campinas (SP), o tempo de voo entre Viracopos e Santos Dumont, no Rio de Janeiro (RJ), vai diminuir 8 minutos e 30 segundos. Já na rota para Confins, em Minas Gerais, a redução será de 6 minutos e 15 segundos.

“O grande problema do sistema atual é que os aviões ao se aproximarem dos aeroportos, ou saindo, fazem um pequeno zigue-zague para poder ser capturado nos radares terrestres”, explicou Mota. Segundo ele, a mudança dará aos terminais aéreos a capacidade de operar mais voos.
De acordo com o Decea, responsável pelo controle do espaço aéreo no país, o novo sistema começa a funcionar a partir de dezembro em aeroportos de São Paulo e Rio de Janeiro. Em Recife (PE) e Brasília (DF), a alteração já ocorreu.
Ainda segundo o departamento de controle, entre os benefícios está a redução da carga de trabalho do controlador de tráfego aéreo e do piloto e, com rotas mais curtas, a emissão de gases poluentes diminui.
Na avaliação de Mota, em grande escala a mudança “é um ganho significativo de tempo, de distância, de combustível”. Atualmente, Viracopos passa por obras de ampliação. A previsão é que em maio de 2014 seja inaugurado o novo terminal de passageiros e, com isso, a oferta de voos no terminal aumente.
Notícia por G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário