segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Viracopos vai operar com 2 terminais por quatro meses após concluir obras

Foto: Divulgação / Concessionária Aeroportos Brasil Viracopos
O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), vai operar por aproximadamente quatro meses com dois terminais de passageiros após concluir as obras da primeira fase de ampliação, em maio de 2014. O plano de transferência da atual para a nova estrutura está em processo de elaboração e, em novembro, os cinco mil funcionários começam a receber orientações sobre as mudanças.
Segundo o diretor de operações da concessionária responsável pela administração do aeroporto, Marcelo Mota, os voos vão ser transferidos progressivamente do atual terminal de passageiros para a nova estrutura. “Nesses primeiros contatos com as empresas aéreas e com todo mundo, sempre colocaram para gente que essa é a preferência”, disse.
De acordo com o diretor, ainda não é possível afirmar quantos voos serão operados a partir do novo terminal de passageiros em 11 de maio, data prevista para a inauguração, pois o assunto está sendo discutido com as companhias aéreas. Ele ressaltou ainda que o prazo de quatro meses de operação com dois terminais é uma expectativa, que pode variar para mais ou menos.
'Extremamente complexo'
O atual terminal de passageiros tem 28 mil metros quadrados e o novo terá 145 mil metros quadrados. “É extremamente complexa uma transferência dessa”, afirmou Mota. O planejamento de mudança das operações é feito com consultoria da Munich Airport e, em julho de 2013, foi concluída a etapa de revisão e elaboração dos novos planos, que ainda dependem de aprovação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
A partir do mês de novembro, os cinco mil funcionários do aeroporto iniciam um treinamento, que será feito inicialmente em salas de aula com turmas de até 25 pessoas, para conhecer os procedimentos do novo terminal de passageiros. A concessionária vai utilizar modelagem tridimensional para começar a integrá-los com a futura realidade de trabalho.
Problemas
“Normalmente, usando como referência outros aeroportos do mundo, os maiores problemas que acontecem [na transferência] são de sistema e a familiarização dos empregados”, explicou o diretor. Segundo Mota, para minimizar os imprevistos, em abril, há um mês da inauguração do novo terminal, o plano é chamar até 3 mil voluntários para simular as novas operações.
“Vamos encontrar defeitos com toda certeza e a ideia é que as pessoas apontem esses defeitos, e mostrem pra gente para ser corrigido”, disse. Segundo a concessionária, o mês de agosto fechou com 53% das obras do novo terminal concluídas. Em relação ao futuro da atual estrutura, quando ela for desativada, Mota afirmou que foram contratados estudos para a definição.
Segundo o diretor de Operações, são avaliadas as opções de transformá-lo em um centro comercial, um polo de aviação executiva ou fazer uso misto. “É um trabalho que leva um tempo, a gente está coletando dados, fazendo cálculo de retorno de investimento”, explicou.
Notícia por G1.com

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