quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Infraero faz simulação de resgate após acidente aéreo em Viracopos


O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, recebe nesta quarta-feira (7) o Exercício de Emergência Aeronáutica Completo (Exeac), que consiste na simulação de resgate após um acidente aéreo para treinamento de órgãos envolvidos nestes tipos de ocorrência (leia abaixo como será o treinamento). Segundo a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), este ano será utilizado uma aeronave verdadeira. Em 2010, foi usada uma réplica de avião. 
Veja a galeria de fotos da simulação feita no ano passado
O treinamento


Após a decolagem do avião, a tripulação solicitará pouso de emergência, quando acontecerá o acionamento das equipes envolvidas no Plano de Emergência do Aeroporto. Já em solo, simulando o incêndio da aeronave, as equipes deverão atuar no resgate dos 30 passageiros e 10 tripulantes.
O objetivo da simulação é avaliar e aperfeiçoar o sistema de prevenção de acidentes aeronáuticos do aeroporto. O exercício ainda pretende verificar a organização, o desempenho e o nível de entrosamento das equipes de socorro diante de variados tipos e graus de dificuldade de uma situação de emergência aeronáutica.
Além de representantes das gerências da Infraero e do corpo de voluntários de emergência, participarão do Exeac 2011: Grupamento de Resgate Aéreo e de Urgência (GRAU), Polícia Federal, 47º Batalhão da Polícia Militar, 11ª Brigada de Infantaria Leve, 9º Distrito Policial da Polícia Civil, Polícia Rodoviária Emdec (Estadual, Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), Setec (Serviços Técnicos Gerais), Defesa Civil, Rede Médica Hospitalar, Unicare Serviços Médicos, Serviço Aero-Tático (SAT), Anac (Agência Nacional da Aviação Civil), Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Grupo Orbital e concessionária de rodovias Colinas. 
Por EPTV.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário