Agentes da Anvisa vão coletar amostras, que serão encaminhadas para análise
O Aeroporto de Viracopos, em Campinas, vai monitorar a entrada de produtos originários do Japão. O aeroporto é um dos cinco escolhidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para receber cargas importadas do país atingido por um terremoto e um tsunami no início de março, que provocaram danos à usina nuclear de Fukushima e liberaram radiação. Os agentes da Anvisa vão analisar a documentação da carga e coletar amostras dos produtos, que serão encaminhados para análise no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, em São Paulo. Os fiscais também vão monitorar a distribuição da carga, para facilitar a localização de produtos que possam apresentar problemas.
A medida, publicada no Diário Oficial da União na segunda-feira (11) já está valendo para todos os produtos e matérias-primas alimentícios acabados, semielaborados ou a granel fabricados depois do dia 11 de março.
Os alimentos que apresentarem níveis de radiação acima dos limites permitidos não serão disponibilizados ao mercado e vão ser descartados ou retornarão ao Japão.
Além de Viracopos, a Anvisa escolheu os portos de Santos e do Rio de Janeiro e os aeroportos internacionais de Guarulhos e Rio de Janeiro.
Por EPTV.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário