quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Viracopos será centro de conexões regionais

A partir do próximo ano, com a chegada dos primeiros ATRs 72-600, prevista para novembro de 2011, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras usará o Aeroporto Internacional de Viracopos mais uma vez como centro de conexão de voos da companhia. A diferença para as operações atuais, que ligam o município a capitais e polos econômicos, é que as linhas serão alimentadoras com origem em rotas regionais. A empresa voa saindo de Campinas para 20 cidades do País.
A estratégia será trazer o público de regiões a um raio de 500 a 600 quilômetros de Campinas por via aérea. O comando da companhia ainda não revela os destinos, mas na mira da companhia estão locais como São José do Rio Preto e Ribeirão Preto. O mesmo modelo será utilizado em outros mini-hubs da Azul que estão sendo criados no País. Um deles é Belo Horizonte, já configurado; outro, ainda em estruturação, é Goiânia. A empresa planeja ter pelo menos cinco pontos de distribuição de voos no Brasil.
O diretor de Relações Institucionais da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, Adalberto Febeliano, afirmou que as linhas regionais têm características diferentes do que é visto hoje no mercado. “As rotas vindas de cidades do Interior irão alimentar os nossos mini-hubs, como Viracopos, com os passageiros de regiões com demanda de transporte aéreo.”
Ele comentou que nos voos da Azul, em Campinas, há clientes que viajam mais de três horas de carro ou ônibus para embarcar. “Essas pessoas saem de cidades do Interior paulista e preferem Viracopos em suas viagens. Vamos oferecer a opção de virem de avião. As tarifas serão competitivas e compatíveis com o mercado.” Febeliano pontuou que são mercados não atendidos pelos ônibus da companhia, que hoje oferece meio de transporte rodoviário para sete municípios.
O executivo ressaltou que, este ano, além das cidades de Teresina (Piauí) e São Luís (Maranhão), cujos voos começarão em setembro, mais dois ou três municípios incrementarão a malha da aérea a partir de Campinas. “O nosso planejamento é que Viracopos seja o primeiro mini-hub a receber as linhas alimentadoras a partir da chegada dos ATRs 72-600, com capacidade para 70 lugares, que começarão a ser entregues em novembro de 2011.” A Azul opera em 22 cidades e tem 34 rotas.

Operação de cargueiros já está em estudo

Em um ano, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras pretende operar voos cargueiros a partir de Campinas. O setor de transporte de mercadorias nos porões das aeronaves da companhia foi lançado há quase um ano e o resultado surpreendeu a direção da empresa, que planeja fazer do segmento um braço de negócios. A projeção era de movimentar 10 toneladas de cargas por dia, mas o volume atual chega a 33 toneladas por dia. O vice-presidente de Logística e Manutenção da Azul, Flávio Costa, afirmou que a empresa atende hoje 2,2 mil cidades por meio de uma rede que congrega as operações aéreas e parceiros comerciais em lojas da Azul Cargo.
Ele comentou que o movimento do setor fez a empresa começar a estudar uma operação específica de uma aeronave cargueira. “Nós temos um produto muito bom e competitivo. As cargas não são para a Azul apenas mais uma atividade. Elas são uma unidade que a companhia quer desenvolver. O cargueiro vai atender a rotas nacionais.” Costa afirmou que estão surgindo oportunidades para viabilizar a operação de um cargueiro.
Ele estimou que, até o final deste ano, o porta a porta oferecido pela Azul estará em 4 mil cidades. Atualmente, a empresa tem 30 lojas e deve encerrar 2010 com 50 unidades, operadas por parceiros comerciais. O executivo lembrou que o mercado está aquecido e que há demanda para quem aposta no segmento de transporte de cargas. “Nós temos vantagens como uma malha que atende várias regiões do País, preços competitivos, rapidez na entrega e um porão dedicado nas nossas aeronaves de passageiros.”

Por Correio Popular

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