segunda-feira, 9 de agosto de 2010

VLP fará ligação Centro-Viracopos

O projeto do veículo leve sobre pneus (VLP) para o Corredor Ouro Verde já está definido em detalhes para ser incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade. O novo modelo de transporte de massa deve atender a 120 mil passageiros por dia ligando a Estação Cultura, na região central, até o Terminal do Ouro Verde, numa primeira fase, e posteriormente até o Aeroporto Internacional de Viracopos.
A proposta é o principal item do plano de mobilidade urbana para Campinas que vai ser apresentado até o começo de setembro para o governo federal. A previsão é que a licitação seja aberta ainda neste ano.
Além do VLP, o projeto desenvolvido pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), em parceria com as consultorias Sistran e Planserv, também prevê a construção do Corredor Campo Grande, que adotará o modelo Bus Rapid Transit (BRT), similar ao adotado em Curitiba com ônibus biarticulados, e uma ligação entre os dois corredores.
O secretário de Transportes e presidente da Emdec, Sérgio Torrecillas, avalia que os recursos necessários para as obras, que virão integralmente do PAC do governo federal, são de até R$ 600 milhões, sendo dois terços desse valor apenas para o VLP.
O traçado do VLP prevê saída da Estação Cultura, passagem pela Avenida João Jorge, segue pela Avenida Amoreiras e depois continua na Avenida Ruy Rodriguez até o Terminal Ouro Verde.
A segunda fase, prevista para depois da expansão do aeroporto, vai ligar o terminal até Viracopos. A extensão da linha é de 18 quilômetros. A maior parte do percurso aproveita o leito antigo do veículo leve sobre trilhos (VLT).
De acordo com Torrecillas, o VLP vai aliviar o tráfego na ligação entre o Centro e o Ouro Verde, reduzindo 60% da frota de ônibus que circula pela região. “Vai ter um impacto muito positivo no trânsito e as obras não vão interferir no tráfego da região”, garante. O transporte será totalmente integrado à rede municipal, aceitando o bilhete único.
O plano da Prefeitura é alternar composições expressas, que fazem todo o percurso até o Ouro Verde em 20 minutos, e outras realizando até 20 paradas, num intervalo de pelo menos 700 metros entre cada uma. “A grande vantagem desse modelo em relação ao VLT é que ele permite ultrapassagens, o que vai facilitar para que esse sistema seja adotado”, explica.
Movido a eletricidade, o VLP é um modelo de transporte público ainda inédito no Brasil, similar a um metrô com pneus. Cada composição terá de quatro a seis vagões, com capacidade total para transportar até 250 pessoas. Nos horários de pico, até seis composições vão circular simultaneamente.


Por Correio Popular

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