A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) vai realizar obras pontuais para adequar o Aeroporto Internacional de Viracopos às demandas de carga e passageiros dos próximos anos. Uma das primeiras medidas que serão adotadas é o gerenciamento do estacionamento, que começa a partir do dia 22 deste mês, e a reforma do atual sistema de pistas. A projeção é chegar na época da Copa do Mundo de 2014 com capacidade de atendimento de 15 milhões de passageiros por ano dentro da área do atual sítio aeroportuário. A estatal vai investir, em um primeiro momento, R$ 350 milhões entre 2010 e 2012 em obras no local.
O superintendente de Viracopos, Cláudio Salviano, afirmou, nesta terça (10/11), no primeiro dia do Simpósio e Feira de Logística (Scala), que em três meses será entregue uma área específica para o estacionamento de veículos cuja estadia seja mais longa. A dificuldade em encontrar uma vaga se transformou em uma das maiores reclamações dos passageiros e usuários do terminal. “O estacionamento de longa permanência é para veículos que irão ficar na área por mais de três dias e o custo será diferenciado. Também haverá um sistema de transporte alternativo para conduzir o passageiro até o saguão de embarque”, explicou.
Salviano disse ainda que o gerenciamento que será realizado pela Infraero no estacionamento se concentrará no aumento de funcionários no setor, agilização da abertura e fechamento das cancelas e outras ações referentes ao funcionamento dos espaços. Ele afirmou que a Infraero vai triplicar a capacidade do estacionamento, que é de 1.132 mil vagas, sendo que mil são destinadas à área de passageiros e 132 no setor de cargas. “Até 2011, serão disponibilizadas mais 2 mil vagas para a parada de carros em Viracopos”, prometeu o executivo da estatal. A expectativa da Infraero é de elevar em 25% a capacidade dos estacionamento em curto espaço de tempo.
Taxiamento
O superintendente de Viracopos informou que o edital de licitação para as obras de reforma da pista de taxiamento deverá ser publicado em breve. A estimativa é de que até abril do próximo ano o trabalho comece. Salviano destacou que o pacote de obras contempla também a renovação da pista principal e a ampliação dos pátios de aeronaves 2 (passageiros) e 3 (cargas). Uma área específica para aviação geral, hangares de manutenção e de grandes jatos executivos também estão no projeto. “O setor de carga também será ampliado. Vamos duplicar o espaço atual”, disse. Salviano lembrou que nenhum aeroporto registrou elevação tão forte no fluxo de passageiros em tão curto espaço de tempo como o aeroporto de Campinas.
Fonte: Cosmo
Nenhum comentário:
Postar um comentário