FOTO: Infraero
As intervenções previstas pela empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) no atual sitio aeroportuário de Viracopos incluem mudanças significativas no setor de cargas . Até 2013, os terminais de armazenagem de mercadorias (importação e exportação) e despacho aduaneiro vão aumentar em 50% a área.
Passagem eletrônica será implantada já no ano que vem
Os planos da estatal são de destinar um total de 113.392 metros quadrados para o setor. Uma novidade já para o próximo ano será a passagem eletrônica das cargas que vai agilizar trâmite e dar mais segurança ao processo. A empresa vai investir R$ 160 milhões do segmento de cargas em Viracopos entre 2010 e 2014.
O sistema de passagem custará R$ 1,4 milhões . O superintendente nacional de logística da Infraero , Antonio Erivaldo Sales, afirmou , ontem durante o ultimo dia do Simpósio e Feira de Logística (Scala) , realizado em Campinas, que as obras serão executadas , independentemente da implantação do novo plano diretor do aeroporto “ As intervenções estão previstas para o atual sitio aeroportuário “ explicou.
Viracopos é uma das maiores receitas da área de cargas do sistema Infraero e disputa com Guarulhos o posto de primeiro lugar em movimentação de produtos por meio aéreo do pais.Com as adequações projetadas pela estatal , os lonados – localizados ao lado da estrutura dos terminais e usados para abrigar mercadorias - que ainda permanecem na área de carga irão desaparecer. O executivo da Infraero afirmou que as intervenções elevarão a taxa de ocupação nas áreas de importação e exportação. A media mensal projetada para 2010 é de 15 mil toneladas por mês na importação . Ate a concretização dos projetos, a estimativa é de que o volume suba para 30 mil toneladas . Na exportação , o patamar deve passar de uma media de 12 mil toneladas mês para 25 toneladas.
Sales destacou ainda que o sistema transelevadores será ampliado em 30% . Hoje a estrutura tem 18.165 posições e passara para 23.614 posições. “ Nos trabalhamos com duas vertentes para reforçar o setor de logística dos aeroportos da Infraero: a estrutura física e os mecanismos tecnológicos . Um exemplo é a pesagem eletrônica . As cargas passaram por sistemas de verificação e um deles é referente ao peso . Hoje, ele é feito manualmente , e teremos a partir do próximo ano uma equipamento eletrônico que íra realizar este trabalho em Viracopos “, comentou.
Eficiência
Ele citou que um dos programas iniciados em Campinas que se estendeu para outros aeroportos foi premio de eficiência logística. O projeto estimula todos os elos da cadeia a realizar com agilidade e rapidez os processos para o desembaraço ou remessa das cargas.Para Sales, é fundamental que todos os agentes que atuam na tramitação das mercadorias tenha a mesma celeridade.O Executivo destacou ainda que a media do tempo de tramite das cargas em Viracopos é de oito horas , desde a atracação até a saída do aeroporto . “ Não podemos esquecer que Viracopos é um dos maiores aeroportos cargueiros dos Pais” . disse. Alem das obras, a estatal informou que esta renovando equipamentos como empilhadeiras. Outro projeto que será executado é a ampliação do estacionamento para caminhões.
Fonte: Correio Popular
Nenhum comentário:
Postar um comentário