Na foto, o DC-10-30F da BRASMEX matrícula PR-BME em GRU.
Criada em 2002, a Brasmex - Brasil Minas Express teve um final melancólico: foi obrigada a devolver sua única aeronave ao lessor por falta de condições financeiras para quitar dívidas.
A companhia tinha como sede operacional o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Belo Horizonte, e operou um DC-10-30F de matrícula PR-BME, arrendado junto à United Airlines (ex-N327FE, o trijato está voando agora na Arrow Air com a matrícula N478CT).
O objetivo da Brasmex era ligar Viracopos a vários destinos internacionais, entre eles Miami, na Flórida (EUA), e Luxemburgo, na Europa, além de atender a vôos demésticos de grande demanda, incluindo a linha de Manaus. Durante o primeiro semestre de 2003, a companhia tinha 58 funcionários e chegou a transportar 5.172 toneladas de carga. A Brasmex pretandia incorporar um DC-10-30F por ano até 2005, mas acabou suspendendo sua operação em 2004, tendo pelo menos conseguido operar um número significativo de vôos internacionais para destinos variados, como Caracas, Cancún, Cidade do México, Luanda, Ilhas Salomão, Honolulu e Pepeete, entre outros. Transportou de tudo, inclusive golfinhos. O DC-10 da Brasmex tinha capacidade para transportar 73 toneladas de carga em 26 paletes e hoje a aeronave está voando nas cores da Arrow Air.
Na foto, o DC-10-30F da Arrow Air matrícula N478CT (antigo PR-BME da BRASMEX).
Fonte: Revista Flap Internacional - Ano 43 - n°405
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