segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Após morte de funcionário, obras em Viracopos são 100% retomadas

Os funcionários das obras de ampliação do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), voltaram ao trabalho na manhã desta segunda-feira (28). Na sexta-feira (25), as obras ficaram paradas em luto pela morte de um operário que sofreu uma queda de uma plataforma elevada de um caminhão, na tarde de quinta-feira (24).

De acordo com assessoria de imprensa do Consórcio Construtor Viracopos (CCV), uma parcela dos funcionários já havia retornado ao trabalho no sábado e nesta segunda-feira as obras foram retomadas na totalidade.


O Acidente
O jovem Vinicius Souza Bueno, de 19 anos trocava uma lâmpada em poste localizado no estacionamento para ônibus quando sofreu a queda. Um outro trabalhador ficou ferido, foi encaminhado para o Hospital Municipal Doutor Mário Gatti e se recupera de uma fratura.

Nesta terça-feira (26), deve acontecer uma reunião entre auditores do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e representantes da da empresa Tormel Engenharia, que presta serviço para o consórcio e contratou os dois funcionários. O órgão trabalhista pediu documentos relacionados à atividade realizada durante a ocorrência.
Inquérito
Na sexta-feira, a Polícia Civil abriu inquérito para apurar as causas da morte do operário. Segundo o delegado Gilberto Salles Souza Júnior, quatro pessoas já foram ouvidas e uma nova perícia no local está prevista para esta semana com a presença de técnicos italianos que trabalham na empresa responsável pela fabricação de peças usadas na plataforma elevada acoplada ao caminhão de onde caiu a vítima e outro funcionário.

Segundo a auditora do MTE Márcia Marques, não cabia a interdição da atividade do caminhão, pois ele tombou e ficou inutilizado. "O próprio equipamento já está inoperante", explicou. Entre os documentos solicitados pelo órgão trabalhista ao CCV estão o manual do veículo e o histórico de manutenção. De acordo com a auditora-fiscal, por enquanto nenhuma multa foi emitida.
O acidente na tarde desta quinta-feira foi o terceiro no Aeroporto Internacional de Viracopos em sete meses. O desabamento de uma laje de madeira nas obras de ampliação, em abril, deixou 14 operários feridos. O primeiro acidente ocorreu em março, quando um soterramento provocou a morte de um operário e deixou dois feridos.

Viracopos
Em nota, a assessoria do CCV afirmou que todas as normas regulatórias de segurança e saúde do trabalho, bem como exige que os subcontratados cumpram as regras de segurança e saúde no ambiente de trabalho. "As causas do acidente estão sendo apuradas pelos órgãos competentes, sendo que o Consórcio Construtor Viracopos vem auxiliando os trabalhos e fornecendo documentos e informações", diz o texto.
Novo Terminal
A empresa agendou para maio de 2014 a entrega do novo terminal de passageiros, que deverá ser porta de entrada no Brasil de turistas e delegações da Copa do Mundo, com abertura no dia 12 de junho, em São Paulo.
Notícia por G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário