terça-feira, 10 de setembro de 2013

Viracopos investe em tecnologia para agilizar operações

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, vai receber R$ 150 milhões de investimentos em automação e informatização até maio de 2014, quando entra em operação o novo terminal com capacidade para 14 milhões de passageiros ao ano. 

Uma das novidades tecnológicas que serão agregadas ao aeroporto é um sistema de automação de bagagens, conhecido como sorter, para processar 4,2 mil pacotes por hora. O equipamento produzido na Alemanha e na Dinamarca dispensa a interferência humana para o encaminhamento da bagagem.

O investimento nesse sistema não foi divulgado. Com ele, a central faz a programação e a bagagem despachada no check-in vai chegar ao ponto mais próximo do finger (estacionamento da aeronave com a ponte de embarque e desembarque) indicado. A expectativa é que a modernização dos processos reduza drasticamente as chances de extravio de pacotes, uma das principais preocupações dos operadores do setor.

Como parte do novo sistema, chamado LS-4000E, ainda serão instaladas 72 estações de check-in, 430 transportadores de correia e sete carrosséis de restituição (esteira utilizada na área de desembarque), sendo especificamente projetado para aviões de grande porte como o A380.

A área de check-in e o carrossel de retirada de bagagem são os únicos pontos de contato entre passageiro e sistema de despacho de bagagens. Segundo a empresa de sistemas intralogísticos Beumer, que está fornecendo a automação de bagagens, o LS-4000E oferece vantagens ecológicas através da redução da emissão de gás carbônico e aumento da eficiência energética que, simultaneamente, leva a uma redução dos custos do ciclo de 
produção.

O aporte em tecnologia, segundo o diretor de operações de Viracopos, Marcelo Motta, inclui também identificação biométrica dos passageiros, sistemas de monitoramento e principalmente de segurança. Nesse item, um dos investimentos chegou esta semana ao aeroporto — a aquisição de um dos mais eficientes caminhões de bombeiros do mundo para reforçar a segurança dos passageiros e aviões. 

Trata-se de um Panther 6X6, totalmente automatizado e conta com recursos de alta tecnologia, como computador de bordo, iluminação própria, câmera com infravermelho e visão térmica e sistema eletrônico de controle de agentes extintores. O segundo caminhão chegará ainda em 2013.

De acordo com o diretor de operações do aeroporto, cada investimento feito em Viracopos se torna vetor de indução de outros investimentos. “Os aportes em informatização e automação são grandes e irão induzir novos investimentos em tecnologia, como capacitação de pessoal, treinamento, formação de mão de obra.”


Notícia por Correio Popular | Maria Teresa Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário