segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Viracopos à espera de segurança

Foto: Cedoc/RAC
Todos os esforços para transformar o Aeroporto Internacional de Viracopos em moderno ponto de embarque e desembarque de passageiros e cargas vêm contemplar a vocação reconhecida do local, que eleva Campinas a um patamar de maior relevância na economia e a uma função estratégica para o sistema aéreo brasileiro.

Todas as benfeitorias que estão sendo implementadas confirmam o acerto das previsões que alçaram Viracopos a uma importante referência regional, além de aproveitar o enorme potencial local, que dispõe de vias privilegiadas de acesso, inserção na Região Metropolitana de Campinas (RMC) e proximidade com a Capital, além de condições técnicas e meteorológicas ideais.

Se as principais inserções de obras já podem ser visualizadas, antecipando o conforto e a acessibilidade ao terminal que se poderão desfrutar, outras questões fundamentais se apresentam como urgentes, exigindo atenção especial e que se repensem as funções adjacentes do aeroporto. Um dos entraves mais sensíveis diz respeito à falta de segurança de usuários e funcionários, sujeitos à ameaça da violência que não deveria existir. A falta de uma estrutura adequada de estacionamentos, com vias de acesso monitoradas e com vigilância, tornam a travessia uma ação de risco. Segundo dados da Secretaria de Segurança do Estado, somente no primeiro semestre deste ano foram registrados 181 roubos e furtos no entorno e no saguão do terminal, além de 16 furtos de veículos (Correio Popular, 14/12, A10).

Para que se possa eleger o Aeroporto de Viracopos uma opção ideal, é preciso aprimorar, e muito, as condições de acesso e desembarque, os serviços de estacionamento, as alternativas de transporte, e a fluidez do tráfego. É evidente que se está avançando muito nos equipamentos e serviços, sobretudo com as obras do futuro terminal, mas não se pode desdenhar de questões básicas.

Se Viracopos já é uma opção preferencial em relação a Cumbica ou Congonhas, que não sejam esses entraves que venham comprometer os privilégios oferecidos. É preciso reforçar estas vantagens, interligando-as a uma rede viária moderna e ampla, ao que se pode incorporar ainda terminais ferroviários e uma linha rápida com o Centro de Campinas, além de facilitar o escoamento em direção a São Paulo. Completadas todas estas etapas de aprimoramento, pode-se esperar a total realização da vocação de Viracopos como principal opção do sistema aéreo.


Notícia por Correio Popular

Nenhum comentário:

Postar um comentário