quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Viracopos vai receber fingers da China até fim do mês

Luiz Alberto Küster, da Brasil Viracopos, e o prefeito
Jonas Donizette em obras do aeroporto: cooperação
As 28 pontes de embarques (fingers) do novo terminal do Aeroporto Internacional de Viracopos, que estão sendo fabricadas na China pela CIMC-TianDa, estarão em Campinas no próximo mês e a entrada em funcionamento dos equipamentos deve acontecer assim que o terminal estiver pronto, em maio de 2014. Os pilares dos píers onde estarão as pontes estão em construção. Viracopos está atualmente no primeiro ciclo de investimento, onde serão aportados R$ 1,4 bilhão na construção do novo terminal para 14 milhões de passageiros e o edifício-garagem.

Os três píers, o terminal e o edifício-garagem devem ser cobertos em outubro, segundo a previsão da concessionária. A partir daí, terão início obras de acabamento e a implantação dos sistemas para que, a partir de maio de 2014, entre em operação.

O segundo será em 2017, quando o aeroporto atingir 22 milhões de passageiros anuais e começar a funcionar a segunda pista que estava prevista inicialmente para 2023. O terceiro ciclo ocorrerá quando chegar a 45 milhões de passageiros (em 2024), com a necessidade da terceira pista. O quarto ciclo está previsto para 2033, com 65 milhões de passageiros e construção da quarta pista e o quinto, em 2038, com 80 milhões de passageiros. Segundo a concessionária, as datas previstas para os ciclos de investimentos levam em consideração uma projeção da demanda de passageiros, podendo ser antecipadas para manter o nível de qualidade e conforto necessários à operação do aeroporto.

O novo terminal de passageiros de Viracopos será uma moderna estrutura em concreto, aço e vidro, com 28 pontes de embarque, sete novas posições remotas de estacionamento de aeronaves e um edifício-garagem com 4 mil vagas. Será um edifício sustentável, com uso de energia solar, água de chuva e vai privilegiar a luz natural.

Projetado pela holandesa Naco, consultoria especializada na engenharia de aeroportos responsável pelo aeroporto de Schipol, em Amsterdã, Viracopos será, segundo a concessionária, pioneiro no mundo em sustentabilidade. O telhado terá cobertura com células fotovoltaicas para utilizar a energia solar e a água de chuva será reutilizada no sistema de ar condicionado. O novo aeroporto tem também a consultoria da Flughafen Müchen GmbH (FMG), operadora do Aeroporto de Munique, na Alemanha, o sexto maior da Europa.

Ao lado do novo terminal estará o edifício-garagem que terá 4 mil vagas e estará conectado ao novo terminal de passageiros por uma ponte coberta. Nesse edifício haverá restaurantes, loja de aluguel de carros e escritórios dos órgãos públicos federais. A estrutura estará preparada para uma expansão vertical futura, onde poderão ser construídos escritórios comerciais e um hotel.


O novo aeroporto segue o conceito de aeroporto cidade e estão previstos hotéis, shopping center e centro de convenções. A concessionária já está recebendo propostas de bandeiras hoteleiras que desejam se instalar em Viracopos.

A partir de maio do próximo ano, o atual terminal de passageiros de Viracopos será desativado. Inicialmente a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos havia optado por demoli-lo, mas o crescimento do movimento, as perspectivas futuras e os eventos internacionais que o Brasil receberá, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas, em 2016, levaram o gestor a mudar de planos. O atual terminal vai se transformar na porta de entrada da aviação executiva internacional de grande porte no País e também em área para os ATRs da Azul e Trip — são aviões turboélices, incompatíveis com os fingers que estão sendo construídos no novo terminal.



Notícia por Portal RAC - Maria Teresa Costa

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