terça-feira, 13 de agosto de 2013

Itapemirim Cargo

Boeing 727-259/Adv(F)
Com grande tradição no transporte de passageiros por todo o Brasil, mas em linhas rodoviárias, a Itapemirim, que também possuía uma divisão de cargas rodoviárias, debutou na aviação comercial em janeiro de 1991, para voar de Campinas / Viracopos para Manaus.
Naquele ano, além das duas cidades citadas, operou também na rota Campinas – Galeão – Recife – Fortaleza, competindo também com a TNT Sava.
Em 1991 a empresa operava dois Boeing 727-100F, sendo que um deles voou na Varig.
Em 1993 a empresa adicionou outros dois Boeing 727 a frota e arrendou o Douglas DC-8-71F que estava na Vasp. A Itapemirim adicionou novas rotas nas cidades de Belém, Fortaleza, Recife e Rio de Janeiro.
Cessna 208B Grand Caravan
Em 1995 a Itapemirim, que possuía a maior frota cargueira da América do Sul, com 6 Boeing 727, sendo dois da versão 200, que estavam operando nas cidades de Florianópolis e Porto Alegre, na Região Sul, Rio e São Paulo no Sudeste, Fortaleza, Recife e Salvador no Nordeste, Brasília no Centro-Oeste e Belém e Manaus na Região Norte. No mesmo ano a empresa ganhou mais 2 Cessna Caravan para rotas regionais.
Em 1997 a empresa mantinha uma taxa média de ocupação de suas aeronaves em torno de 75%, além de alugar o Boeing 707 da Skymaster para realizar alguns vôos.
Em 1999 a Itapemirim Cargo vendeu dois de seus Boeing 727-100 a Gemini Cargo, de Angola e colocou suas outras quatro aeronaves 727 a venda. Era o início do fim?
Em 2000 a empresa já não possuía nenhuma aeronave e sua licença foi cassada pelo DAC –  Departamento de Aviação Civil, hoje, ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil.

Não há dúvidas que os Boeing's 727 mais amarelos do mundo ainda deixam saudades e trazem as mais belas lembranças aos frequentadores de Viracopos na época!

Fonte: Wikipedia Adaptado

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