terça-feira, 17 de abril de 2012

Viracopos: parceria entre PF, GM e PM reforça segurança

Um acordo de cooperação entre a Polícia Federal (PF) e a Guarda Municipal (GM) para a escolta de presos e o patrulhamento e a reabertura da base da Polícia Militar (PM) vão reforçar a segurança no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas. Além dos seguranças da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), que já fazem o trabalho, o terminal começou a contar ontem com a presença de dez PMs e de três GMs para o patrulhamento do entorno e do saguão do aeroporto. A Guarda também prepara dois cães da raça pastor alemão para atuar no terminal.
 
A preocupação com a segurança do aeroporto se tornou fundamental nos últimos dois anos devido ao aumento expressivo no movimento de passageiros, que vem registrando recordes. Acompanhando a tendência, os constantes casos de roubo e furto chamam a atenção. Ontem, no primeiro dia das parcerias, três peruanos foram presos pela PM suspeitos de furtarem bagagens e produtos eletrônicos de passageiros no terminal. A quadrilha atuava no local havia cerca de três meses.

Além dos casos de furto, o terminal registrou dois roubos no período em que a base da PM no interior do saguão ficou desativada. Em menos de 20 dias, em dezembro passado, uma casa de câmbio foi assaltada duas vezes. Na última delas, os bandidos invadiram o local armados com metralhadoras e levaram cerca de R$ 70 mil. 

Além disso, duas semanas atrás, policiais federais detiveram dois funcionários acusados de furtar pertences de passageiros. Os dois eram funcionários de empresa que carrega as aeronaves. Eles usavam o trabalho para abrir malas e pegar os pertences. Os ataques ocorriam no porão dos aviões, onde não existem câmeras de vigilância. 

“A base no interior está mais visível e vai atender os passageiros das 7h até as 23h, período de maior movimento. Além de que os policiais se revezarão em turnos dentro e fora do saguão do terminal para dar sensação de segurança aos passageiros do aeroporto”, explicou o major da PM Marci Elber Rezende da Silva. Ele acredita que a posição da nova base, localizada perto do check-in do aeroporto, está mais visível. “Antes ficava escondida. Ficou mais fácil para a população e os que têm intenção de promover algo ilícito no aeroporto irão desistir”, afirmou. O major explicou que no local também poderá ser feito boletim de ocorrência de furto de veículo, por exemplo. “A intenção é diminuir os casos de furtos que acontecem no saguão. E evitar roubos.” 

GM e PF 
Há cerca de 15 dias, os guardas municipais de Campinas passaram a auxiliar os agentes federais no deslocamento de presos em flagrante por tráfico de drogas no embarque e desembarque do aeroporto. Antes do acordo, três agentes federais tinham que deixar seus postos no terminal para acompanhar os detidos em exames e até a delegacia. Procedimento que costuma levar horas para ser encerrado. Com o acordo, apenas um PF acompanha o preso auxiliado por dois GMs. “Dá mais agilidade e ajuda no trabalho dos agentes no aeroporto”, afirmou o delegado da PF Hermógenes de Freitas Leitão Neto. 

A maioria dos casos de tráfico ocorre em voos internacionais — estrangeiros que tentam embarcar com droga presa ao corpo, na bagagem ou até mesmo ingerida — para a Europa. 

“Ficamos em alerta três vezes por semana quando ocorrem os voos. Mas iremos também fazer o patrulhamento no aeroporto dando auxílio para as forças policias”, afirmou Sinval Dorigon, secretário de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública. 

“Vamos ajudar na escolta, que é de responsabilidade da PF. Iremos acompanhar todos os processos do preso. Também começamos a fazer o patrulhamento dentro e fora do terminal durante o dia e a noite. Estamos em fase final de treinamento de dois cães para nos auxiliar nas rondas”, disse o superintendente de operações da GM, Walace Martins Soares.


Por Agência Anhenguera

Nenhum comentário:

Postar um comentário