sexta-feira, 6 de abril de 2012

Furtos de bagagem aumentam 86% no Aeroporto de Viracopos


O número de furtos de bagagem no Aeroporto de Viracopos, em Campinas(SP), aumentou 86,9%, segundo dados da Polícia Federal. De março a dezembro de 2011, 46 passageiros foram vítimas da ação, e este ano, em três meses, são 26 casos registrados. A média, que subiu de 4,6 ocorrências mensais para 8,6, motivou a PF a abrir uma investigação para apurar o motivo da elevação.
“O número de reclamação dos passageiros vem crescendo nos últimos dois meses e por conta disso decidimos nos empenhar para interromper essa onda de furtos”, disse o delegado da PF Hermógenes Leitão Neto.
Na quarta-feira (4), a polícia prendeu em flagrante dois homens por furto de bagagens. Os suspeitos faziam a função de handling (responsável por prestar assistência aos passageiros) pela Azul Linhas Aéreas e foram flagrados quando abriam malas que estavam em porões de aeronaves para roubar mercadorias. “Mais pessoas estão envolvidas, nós sabemos disso e é possível que novas prisões ocorram nos próximos dias”, afirmou o delegado.
Neto disse ainda que em caso de furto, a vítima deve comunicar a empresa aérea e em seguida procurar a Polícia Civil. “O passageiro deve evitar transportar itens com alto valor agregado e que sejam facilmente ocultáveis, como celulares e câmeras fotográficas”, orientou.
Dois presos
Durante a ação na quarta-feira, a PF apreendeu uma corrente, um aparelho celular e duas máquinas fotográficas que estavam com um dos detidos. Ele foi autuado por furto qualificado e receptação de mercadorias.

O outro suspeito foi flagrado com um vidro de perfume e uma câmera câmera fotográfica, retirados da bagagem de um passageiro que embarcaria para Cuiabá (MT). Eles foram encaminhados para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Hortolândia. Desde janeiro, a Polícia Federal já efetuou 19 prisões no aeroporto por conta de diversos crimes.

Outro lado
A Azul informou que não comentará o assunto. A Swissport, empresa terceirizada responsável pelos funcionários, disse que os dois serão demitidos por justa causa. A empresa informou ainda que desconhecia as ações criminosas.
Por G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário