quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Governo quer implantar CGA em Viracopos


O Aeroporto Internacional de Viracoposem Campinas (SP), poderá ter implantado um Centro de Gerenciamento Aeroportuário (CGA). A intenção é do governo que deseja melhorar e gestão e eficiência das cidades sedes da Copa do Mundo de 2014.

Também poderão receber o CGA os aeroportos de Cuiabá (MT) e Natal (RN), o intuito é que depois os três aeroportos venham a ser elevados à condição de Autoridades Aeroportuárias.

 A implantação do CGA nos terminais deve ser realizada até o final de 2012, e assim será concluída a criação dos Centros nos aeroportos ligados ao Mundial.

O CGA reúne representantes da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), companhias aéreas, Policia Federal, Vigilância Sanitária e Receita Federal em uma única sala de trabalho.
O objetivo é diminuir a burocracia da gestão dos aeroportos e desta forma melhorar o fluxo de passageiros e aeronaves.

Ao ser elevado de CGA para Autoridade Aeroportuária o terminal estará garantido um assento na Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero), que é a comissão de Centro de Gerenciamento em nível ministerial, na qual é possível dar sugestões, analisar propostas que podem modificar as normas da aviação civil e coordenar os trabalhos dos aeroportos.

O Conaero é composto por representantes das Autoridades, além de membros da Secretaria de Aviação Civil (SAC), da Casa Civil da Presidência da República, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do Ministério da Defesa, do Ministério da Fazenda, Ministério da Justiça, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Ministério da Saúde e Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A perspectiva do governo é ampliar em 30% a capacidade de atendimento dos aeroportos apenas com a melhora na gestão.

Hoje 12 aeroportos possuem CGA, enquanto seis deles já são Autoridades Aeroportuárias como o Aeroporto Internacional de Cumbica e Congonhasem São Paulo, Brasília (DF), Galeão e Santos Dumont, no Rio de Janeiro e Confins (MG). Os outros seis são em Salvador (BA), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Manaus (AM), Fortaleza (CE) e Recife (PE) e ganharão o status de Autoridade em outubro.

Por Viracopos Portal de Serviços

Nenhum comentário:

Postar um comentário