quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Demétrio reage contra proposta de 3º aeroporto


O prefeito de Campinas, Demétrio Vilagra (PT), reagiu e cobrou esclarecimentos do governador Geraldo Alckmin (PSDB) quanto à sua declaração em defesa da construção de um terceiro aeroporto na Região Metropolitana de São Paulo. O petista quer saber se a ampliação do Aeroporto Internacional de Viracopos ficará comprometida com um novo projeto para São Paulo. As obras de Viracopos foram tratadas como “prioridade” na campanha de Alckmin nas eleições de 2010.

Demétrio exigiu nesta quarta-feira (21) que o secretário municipal de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo, Rui Rabelo, encaminhe ofício ao secretário estadual de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido. “Isso para que verifique o sentido dessa declaração. Até porque o governador Geraldo Alckmin prometeu e reiterou diversas vezes, quando estava em campanha, que lutaria pela ampliação de Viracopos”, informou o prefeito, por meio da assessoria de imprensa.

A declaração do governador foi dada na última terça-feira (20), após cerimônia de posse do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo, na Capital. Na ocasião, disse que a construção de um terceiro aeroporto seria um dos primeiros projetos a ser discutido no grupo criado para a elaboração de políticas conjuntas entre os 39 do estado.

Alckmin também afirmou que, apesar da sua importância, Viracopos é uma opção muito distante da Capital. “Temos de pensar num terceiro aeroporto para a região metropolitana. Viracopos é uma boa alternativa, mas fica mais distante.” Ele não deu detalhes sobre onde esse novo terminal poderia ser construído.

No entanto, em entrevista exclusiva ao Correio Popular em agosto do ano passado, em período de campanha eleitoral, ao ser questionado se se comprometeria com as obras de Viracopos, Alckmin respondeu que sim, “integralmente”.

Além disso, diferentemente de sua última declaração, de que Campinas está distante da Capital, disse que Viracopos é importante para o Estado e para o País. “A segunda pista de Viracopos é importante para a região metropolitana de Campinas, para o Estado de São Paulo e para o Brasil. (...) Então, é integral o apoio à segunda pista de Viracopos e à sua ampliação”, disse o então candidato a governador .

A assessoria de imprensa de Alckmin informou que, apesar das declarações sobre a proposta de um novo aeroporto, “em nenhum momento será deixado de lado o projeto de ampliação de Viracopos”.

Ofício

Segundo Rabelo, o ofício será encaminhado na sexta-feira (23) a São Paulo. De acordo com ele, é preciso que a cidade reaja a essas declarações. Rabelo considera inviável que seja dado andamento à ampliação e construção de um novo terminal em São Paulo, de forma paralela.
“Nós estamos há 20 anos mobilizados para ampliar esse aeroporto. Nós temos vontade de que esse aeroporto atenda o Brasil. Nos desagrada muito falar nesse momento na construção de um novo aeroporto. Se ele quer construir um aeroporto, então será para daqui 50 anos, porque a gente já espera a ampliação há 20.”

A ampliação de Viracopos está prevista para atender à demanda de passageiros para a Copa de 2014. No elenco de obras que devem estar concluídas até o campeonato mundial está a construção do novo terminal de passageiros e pátio, com previsão de entrega para dezembro de 2013. Para este ano, a previsão é de que 7 milhões de pessoas utilizem o terminal. Para 2025, a expectativa é de 60 milhões de pessoas.

Por Portal RAC

Nenhum comentário:

Postar um comentário