quarta-feira, 23 de março de 2011

Aeroporto pode ter o nome de Quércia

Um projeto de lei na Câmara Federal propõe a mudança do nome do aeroporto internacional de Viracopos para aeroporto internacional Orestes Quércia. O autor da proposta é o deputado federal Nelson Marquezelli (PTB), amigo do ex-governador, que morreu em 24 de dezembro de 2010, vítima de câncer de próstata. Quércia foi vereador em Campinas entre 1963 e 68 e logo depois assumiu o cargo de prefeito de 69 a 72.

Proposta deve ser votada na Câmara no final de abril

A proposta do deputado deve ser votada na Câmara no final de abril e tem um período máximo de aprovação de um ano. Amigo de Quércia desde os anos 60, quando ele assumiu o cargo de vereador, Marquezelli quer homenagear o político com a mudança do nome do aeroporto. Não comunicou à família do ex-governador, mas sonha em fazer o mesmo que fizeram em São Paulo com André Franco Montoro. O nome do ex-governador de São Paulo batiza o aeroporto internacioal de Guarulhos.

"Como a base dele foi em Campinas, nada mais justo denominar o aeroporto de Viracopos com o nome do Quércia. Com Montoro em São Paulo e Quércia em Campinas, coroamos a memória de dois grandes políticos que o Estado já teve", disse o deputado federal. Segundo ele, a aceitação na Câmara ao projeto de lei é "muito boa".

Familiares

A família de Orestes Quércia comentou a possível homenagem. Fruto de um relacionamento do político anterior ao seu casamento, o advogado Fernando Quércia foi reconhecido como filho de ex-prefeito em 1994, após a realização de um teste de DNA. Fernado agradeceu os feitos do pai em Campinas e região.

"Por tudo que meu pai fez por Campinas e região quando foi prefeito e governador, todo o desenvolvimento que trouxe, seria uma homenagem muito justa. Principalmente e se tratando de Viracopos, porque o aeroporto é sinônimo de progresso e a figura dele está ligada a isso.“Ele fez com que a cidade se desenvolvesse quando foi prefeito”, afirmou.

Sobrinho de Quércia, o presidente do diretório do PMDB em Campinas, Carlos Quércia, também elogiou a proposta de Marquezelli. "Ficamos honrados com a homenagem. É merecida, já que ele foi governador de São Paulo, e prefeito de Campinas", disse.

A superintendência de Viracopos preferiu não se pronunciar sobre a mudança de nome. Por meio de sua assessoria de imprensa, afirmou desconhecer o projeto de lei e disse que só se pronunciará quando ele for aprovado pela Câmara.

Por Agência Anhangüera

Nenhum comentário:

Postar um comentário