O projeto prevê disciplinar os fluxos viários e solucionar questões estratégicas na circulação. São propostas que demandarão intervenções físicas e ações operacionais.
O Terminal recebe cerca de 5 milhões de passageiros/ano. Viracopos é o 12.º maior aeroporto do País em número de passageiros e opera voos regulares para cidades como Montevideo e Lisboa.
De acordo com a EMDEC, um dos principais problemas está no acesso ao Aeroporto. Independente do destino de quem chega, seja para os estacionamentos, área administrativa ou área industrial, toda a circulação é feita com a passagem em frente ao Terminal.
Outros pontos que exigiram respostas da EMDEC no projeto foram a falta de vagas de estacionamento; a falta de espaço que resulta em tumulto na área de embarque do Terminal (ou seja, em frente ao check in) e, também, na área de desembarque; e a saída do Terminal, com trajeto cheio de desvios. A EMDEC destaca também os problemas na circulação dos ônibus e dos táxis, no Terminal.
Para as questões relacionadas às novas vagas de estacionamento, a Infraero informou a criação de três bolsões para atender aos usuários, sendo um próximo ao check in, outra para o estacionamento de funcionários e mensalistas (próximo à Torre de Controle) e o último bolsão será junto ao prédio da Administração, exclusivo para os funcionários da Infraero.
Obras e intervenções necessárias
As intervenções no trânsito envolverão a construção de um canteiro central na área de embarque, criando-se uma faixa de rolamento a mais em frente ao check in para dar maior fluidez ao acesso e diminuir, ao máximo, o tempo de parada dos usuários. Com a divisão do canteiro, fica liberada a passagem dos veículos pelo outro lado.
A medida complementar à faixa será a proibição de toda e qualquer parada de veículos em frente a essa área, exceto o desembarque de idosos e pessoas com deficiência. Para esses casos, estão previstas implantação de vagas exclusivas.
Outro destaque fica com a construção de uma plataforma coberta independente para os veículos de transporte coletivo (ônibus do Sistema InterCamp, fretados e das empresas aéreas). Com a transferência desses ônibus para essa plataforma, o espaço onde eles estão alocados hoje, passará a ser utilizado para ampliar o ponto de táxi; e eliminar o conflito existente entre os táxis, os pedestres e os veículos particulares.
Está prevista, ainda, a construção de uma calçada, com 4 metros, e uma passagem coberta da área da plataforma dos ônibus até o Terminal.
Estacionamentos
Para melhorar a circulação nos estacionamentos, a proposta da EMDEC é uma reconfiguração do traçado viário no acesso dos bolsões A e B, com possibilidade de articulação com o novo bolsão C, que será criado.
A EMDEC previu no projeto uma alteração na circulação existente entre os dois estacionamento (duplo sentido), melhorando as condições de chegada e permitindo condições de passagem sem necessidade de circular na via principal em frente ao portão de desembarque.
Antes da entrada dos estacionamentos, a EMDEC propõe a implantação de um Painel de Mensagem Variável (PMV), para informar e orientar a existência de vagas, facilitando o deslocamento para outros bolsões, em caso de lotação.
Saída rápida
A saída do Aeroporto também será facilitada com uma ligação direta com passagem na via em frente à torre – a saída será em linha reta, evitando contornos dentro da área. Para garantir essa saída, a EMDEC propõe a implantação de um semáforo no cruzamento em frente à Torre de Controle.
Outros pequenos ajustes permitirão a criação de um estacionamento específico para motos na área em frente à Torre.
A EMDEC estima que todo o projeto, que será custeado pela Infraero, deve ficar em torno de R$ 500 mil.
Por EMDEC
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