quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Hélio confirma recursos privados para Viracopos

As obras de ampliação do Aeroporto Internacional de Viracopos deverão ser realizadas pela iniciativa privada. A afirmação, do prefeito Hélio de Oliveira Santos (PDT), confirma a intenção da presidente Dilma Rousseff (PT), que planeja entregar ao setor privado a construção e a operação de novos terminais aeroportuários no País. O pacote de medidas deverá ser publicado ainda em janeiro por meio de uma medida provisória (MP), que prevê também a abertura de capital da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e a criação de uma Secretaria de Aviação Civil, ligada à Presidência da República, com status de ministério. A Presidência não se manifestou oficialmente sobre as propostas para o setor aeroportuário ontem (03/01).

“A disposição do governo federal para a abertura da concessão (da gestão) dos aeroportos vem desde o presidente Lula (PT), que já havia conversado comigo e o então governador José Serra (PSDB). Essa medida é uma realidade que deve se concretizar com urgência para preparar Viracopos para a Copa de 2014 e a Olimpíada de 2016”, afirmou o prefeito de Campinas.

Hélio explica que a decisão não significa privatizar o aeroporto, mas “concessionar” a empresas privadas ações específicas para ampliação da capacidade de passageiros, sem comprometer sua característica de aeroporto de cargas. A Infraero continuaria sendo a responsável pela administração do setor e pela segurança do espaço aéreo. “O governo Lula conseguiu atrair todos os grandes eventos esportivos para o Brasil e agora, cabe a nós e à presidente Dilma consolidar as providências necessárias para atender a essas demandas com qualidade e conforto para os passageiros que visitarão o País”, afirmou Hélio.

Para o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), é positiva a decisão do governo federal em realizar ampliações na rede aeroportuária paulista com a iniciativa privada. Ele afirmou que o Estado será um parceiro da União para agilizar o andamento desses empreendimentos. “No que pudermos ajudar, vamos ajudar. É prioridade absoluta o terceiro terminal de Cumbica e o segundo terminal de Viracopos. Isso é para ontem”, afirmou o tucano.

Por Cosmo
Foto: Prefeitura Campinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário