Viracopos se tornou um dos principais aeroportos do País e é estudado como alternativa para receber voos do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e do Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, que terão que ser desviados devido às obras de reforma e ampliação. Mas, de acordo com o relatório, no caso de Viracopos atuar como local para absorver 50% do movimento de Congonhas, haveria a necessidade de disponibilizar mais 26 posições de estacionamento, além das 11 existentes para aeronaves de grande porte e nove que têm espaço para atender, no máximo, o modelo 195 da Embraer, que tem capacidade para 122 passageiros. Mesmo que o aeroporto de Campinas abrisse as vagas extras, ainda seria necessária a construção de duas saídas rápidas nas cabeceiras da pista.
O engenheiro especialista em infraestrutura aeroportuária e ex-superintendente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) em Viracopos, Mozart Mascarenhas Alemão, disse que um projeto realizado em Viracopos, em 2007, deveria atender à demanda em até sete anos, mas com a chegada da Azul Linhas Aéreas, o local já está saturado em menos de dois anos. A previsão é de 5 milhões de pessoas passando pelo terminal de passageiros, que suporta 2 milhões. Segundo Alemão, o pátio de aviões foi projetado junto com o terminal e está defasado.
Segundo a Infraero, na primeira fase da ampliação de Viracopos, com a construção do novo terminal de passageiros e o pátio de aeronaves, está previsto um investimento de R$ 689,6 milhões, com conclusão em novembro de 2013. O Plano Diretor de Viracopos prevê uma ampliação do pátio para uma área de 185.500 m quadrados, com 35 posições de estacionamento, para até 2015, e uma ampliação para 470.450 m quadrados com 66 vagas, até 2025.
Por Cosmo - Foto: Dominique Torquato / AAN
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