terça-feira, 20 de julho de 2010

Azul anuncia a compra de 20 aviões da francesa ATR

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras anuncia hoje, durante o Farnborough International Airshow, na Inglaterra, a compra de 20 aeronaves turboélices ATR-72 600, produzidas pela companhia francesa ATR. Além de representar mais um passo na estratégia da companhia aérea para ganhar espaço na aviação regional brasileira, operada principalmente por meio do hub no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, a parceria deve estimular a criação de um centro de treinamento de pilotos no Brasil até o final de 2011. A Região Metropolitana de Campinas (RMC) é uma das favoritas para abrigar a estrutura.
Com a aquisição, a Azul será a primeira companhia aérea brasileira a operar o novo modelo da fabricante francesa, cujas primeiras unidades estarão prontas apenas no ano que vem. O ATR-72 600 tem capacidade para 70 passageiros e custo de US$ 21 milhões para cada aeronave — a negociação total envolve US$ 420 milhões. Além das 20 unidades adquiridas, a Azul também contratou outras 20 opções de compra futura para o mesmo modelo de avião.
O presidente do Conselho Administrativo da Azul, David Neeleman, destaca que a aquisição visa complementar a atual malha aérea da empresa. As aeronaves da ATR deverão operar em voos de menor distância e demanda reduzida de passageiros, como no Interior do Estado de São Paulo, e integrar esse público às linhas já existentes por meio de conexões. “Esses novos aviões vão ser como nossos braços, trazendo mais gente para nossos voos. Queremos atingir cidades com tamanho entre 100 mil e 1 milhão de habitantes, que já possuem estrutura aeroportuária necessária para esse porte de avião, mas que ainda têm um número de voos limitados”, afirma.
Por enquanto, a companhia aérea mantém em sigilo os destinos que devem ser incluídos no novo tipo de operação a partir do final do ano que vem, para quando a entrega das primeiras aeronaves está prevista. Neeleman assegura que a estratégia de tarifas reduzidas será mantida, já que os custos operacionais por passageiro serão os mesmos. “Vamos ser a única companhia aérea brasileira com essa característica de operação. Atualmente, não existe no Brasil um transporte aéreo que ofereça a combinação de malha aérea com tarifas acessíveis como vamos oferecer.”
Fonte: Correio Popular (ANN)

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