domingo, 18 de julho de 2010

Aviesp pede solução urgente para filas em Viracopos

A Associação das Agências de Viagens Independentes do Interior do Estado de São Paulo (Aviesp) vai encaminhar nesta segunda-feira (19) um documento ao Ministério do Turismo, com cópia para outros órgãos competentes, como a Polícia Federal e a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), pedindo urgência na solução dos problemas encontrados por passageiros de voos internacionais que desembarcam no Aeroporto de Viracopos. A discussão veio à tona no começo do mês de julho, quando a companhia aérea TAP retomou as operações regulares, com três vôos semanais de Campinas para Lisboa. Quem desembarcou no aeroporto nas últimas semanas enfrentou filas de cerca de duas horas nos guichês da Polícia Federal.

A Superintendência da Polícia Federal de São Paulo ainda realiza estudos para identificar os problemas no atendimento do setor de Imigração. O superintendente da PF, Leandro Daiello Coimbra, esteve em Campinas na terça-feira (13), para a inauguração do novo posto de atendimento da PF na cidade, e negou que exista falta de agentes em Viracopos. O delegado defende que os problemas serão resolvidos com o remanejamento de funcionários que já trabalham no aeroporto. Mas isso somente depois que estudo que está sendo feito pela PF apontar os motivos da demora.

"Primeiro precisamos descobrir se o problema está no atendimento dos servidores, na organização de filas ou até mesmo no posicionamento dos guichês. Depois disso, vamos adequar o atendimento e melhorar ao máximo a agilidade no setor de imigração em Viracopos", defendeu Daiello Coimbra.

A contratação de mais agentes não está prevista. De acordo com o superintendente, a Polícia Federal de São Paulo segue um padrão internacional e a média de tolerância desde a entrada na fila do passageiro até a liberação pelo agente não pode passar de 20 a 30 minutos. Isso, segundo o delegado, já ocorre nos aeroportos de Guarulhos e Congonhas. "Em Viracopos, não será diferente. É um processo de adaptação e estamos nos adaptando à rotina dos aeroportos. A demora será resolvida em breve", concluiu. Outra estratégia será a instalação de computadores e equipamentos que agilizem a conexão de Internet.

A Infraero também solicitou à PF em São Paulo o aumento do número de agentes. A assessoria da TAP Portugal informou que está "aguardando o desenvolvimento da infraestrutura do aeroporto e garante que está fazendo o possível para não atrasar nenhum voo".

Por EPTV

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