O Ministério da Defesa protocolou na Secretaria Municipal de Meio Ambiente autorização para intervenção em área de proteção ambiental (APP) necessária ao levantamento topográfico para elaboração do projeto básico do desvio da ferrovia que tangencia o Aeroporto Internacional de Viracopos.
O desvio será necessário à futura ampliação do aeroporto. O secretário Paulo Sérgio de Oliveira informou que aguarda a anuência da Companhia de Tecnologia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), para emitir a autorização.
O 10 Batalhão de Engenharia de Construção do Exército foi contratado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para fazer o projeto.
A ferrovia integra o Corredor de Exportação que liga Campinas e Jundiaí ao Porto de Santos e precisará ter um trecho de 6,5 quilômetros remanejado. Isso porque a segunda pista projetada para o aeroporto estará situada no caminho dos trilhos.
Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, a autorização está sendo solicitada porque eventualmente, para o levantamento topográfico, haverá necessidade de abertura de trilha.
A unidade militar, baseada em Lages (Santa Catarina), é uma das mais antigas e tradicionais unidades militares do Brasil (foi criada em 1855 pela Corte Portuguesa) e possui um vasto acervo de obras e realizações no sul do Brasil. São mais de 2 mil quilômetros de ferrovias.
Por Correio Popular
Nenhum comentário:
Postar um comentário