terça-feira, 17 de novembro de 2009

Empresas temem saturação de Viracopos na metade de 2010

As companhias aéreas temem que a infraestrutura do Aeroporto Internacional de Viracopos seja insuficiente para atender à demanda por novas operações a partir da metade de 2010. A preocupação foi manifestada por representantes das sete principais empresas aéreas que realizam voos nacionais, ontem, durante o painel Empresas Aéreas e os Projetos para o Interior de São Paulo, que fez parte do 2º Seminário para Profissionais do Turismo, realizado pela Associação das Agências de Viagens Independentes do Interior do Estado de São Paulo (Aviesp), realizado em Campinas, no Royal Palm Plaza Resort.
Em meio ao debate, os porta-vozes das companhias sinalizaram que existe forte perspectiva de investimentos para 2010, com ampliação de frotas e novas operações. Como, segundo eles, os aeroportos de Cumbica e Congonhas já estão próximos da saturação, as empresas agora estão apostando com mais força no Interior, principalmente em Viracopos.
O presidente da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, Pedro Janot, afirma que a companhia — que é a que realiza maior número de operações no aeroporto campineiro — já está tendo dificuldades em relação aos problemas estruturais. “Quando começamos a operar, há cerca de um ano, encontramos Viracopos com grande capacidade ociosa. Mas, agora, a realidade não é mais essa. Até problemas de fácil resolução não estão sendo atendidos”, aponta.
A preocupação é compartilhada pelo presidente da Trip Linhas Aéreas, José Mário Caprioli. A empresa projeta incrementar a frota com até mais dez aviões no próximo ano, visando expandir as operações principalmente no Interior do Estado. Mas Caprioli acredita que a demanda crescente das companhias aéreas nesse sentido pode superar a capacidade que a infraestrutura de Viracopos permite. “Se todas as empresas pedirem os voos que estão planejando para Campinas, a saturação do aeroporto acontece antes do mês de julho de 2010.”
O gerente regional da TAM, Fábio Faccio, analisa que Viracopos apresenta problemas estruturais em relação à capacidade da pista, tamanho dos pátios para manobras e espaço para hangaragem. O discurso também é endossado pelo diretor comercial da Gol Linhas Aéreas, Eduardo Bernardes: “Precisamos de mudanças imediatas. De uma maneira geral, os aeroportos não vão conseguir acompanhar a expansão das frotas das empresas aéreas”, afirma.
Mesmo sem operar em Viracopos, o diretor de vendas da Webjet, Davidson Botelho, compara os problemas do aeroporto campineiro com as dificuldades pelas quais passam outros aeroportos brasileiros. “Temos um grande desafio, pois falta espaço para mais operações no Brasil. São grandes eventos que se aproximam, como a Copa do Mundo (2014) e a Olimpíada (2016), e a preocupação é grande.”
Infraero
De acordo com a assessoria de imprensa da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), as providências para as reformas necessárias à estrutura do Aeroporto Internacional de Viracopos estão sendo tomadas. Na semana passada, a estatal anunciou um pacote com obras pontuais para adequar o aeroporto às demandas de carga e passageiros dos próximos anos.
A assessoria de imprensa ainda ressaltou que as soluções para os problemas apontados pelos empresários já estão previstas na primeira fase do novo Plano Diretor do aeroporto, a ser implantada até 2014. Entre as ações previstas para aumentar a capacidade estão: recuperação da pista de taxiamento e pista principal, ampliação dos pátios de manobras, espaço para novos hangares, aumento do terminal de passageiros e construção da segunda pista de pouso e decolagem.
A FRASE
“Parece que estão mais preocupados em construir os shoppings anexos aos aeroportos do que com a infraestrutura necessária para ampliar as operações.”
DAVIDSON BOTELHODiretor de vendas da Webjet
Aeroporto tem nova superintendente
O Aeroporto Internacional de Viracopos tem desde ontem uma nova superintendente: Lilian Ratto Neves. Ela é a segunda mulher a assumir o cargo nos últimos quatro anos e substitui Cláudio Salviano, que ficou à frente do aeroporto durante oito meses. A executiva era assessora da Diretoria Comercial da estatal, em Brasília. Lilian já foi superintendente do Aeroporto de Uberlândia e da Regional Centro-Oeste.
A mudança, segundo a assessoria de imprensa, faz parte da cultura da empresa de rodízio dos superintendentes. Salviano foi transferido para a superintendência do Aeroporto Internacional de Brasília. Antes de Lilian, outra mulher a administrar Viracopos foi Lia Segaglio, que assumiu em 2002 e saiu três anos depois. A nova superintendente tem 51 anos e nasceu em Santos (SP). É formada em arquitetura pela Universidade de Brasília e tem dois MBAs. Um deles foi realizado na Escola Superior de Comércio de Toulouse, na França, e o outro em Gestão de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). A executiva trabalha há 21 anos na Infraero.
Lilian assume o aeroporto em um momento de forte expansão do fluxo de passageiros e em meio à discussão do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-Rima). Sem a aprovação do estudo, a Infraero não poderá iniciar as obras de ampliação de Viracopos, que contemplam os novos complexo de pistas, terminal de passageiros e de carga. A superintendente também terá como desafio investir na atual infraestrutura do aeroporto para suportar a demanda crescente de público e cargas. Antes de ser transferido, o ex-superintendente, Cláudio Salviano, havia afirmado, na semana passada, que a estatal planeja aplicar mais de R$ 350 milhões, entre 2010 e 2012, para efetuar ajustes pontuais no atual sítio aeroportuário para adequá-lo às novas necessidades de passageiros, empresas aéreas, agentes de cargas e outros públicos que utilizam a estrutura de Viracopos. Segundo ele, será realizada a reforma do sistema de pistas. Também serão ampliados os terminais de embarque e desembarque e de cargas. As primeiras medidas para minimizar a situação crítica de estacionamento de veículos seriam implantadas já a partir de 22 de novembro. (Adriana Leite/Da Agência Anhanguera).


Fonte: Correio Popular - Matéria por Renan Magalhães

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