Com isso, dos R$ 56 milhões de recursos autorizados no orçamento deste ano para obras em Viracopos, a Infraero investiu apenas R$ 12,6 milhões até junho. Embora baixo, o desempenho de 22% do orçamento representa o dobro da média executada nos 13 aeroportos da Copa — a Infraero gastou com eles, até junho, 11,8% dos R$ 2,2 bilhões previstos para este ano.
A estatal informou que está realizando mais R$ 29,1 milhões em investimentos incluindo licitações realizadas, obras em realização, pagamentos fracionados e licitações em assinatura de contratos e ordem de serviço. Esse valor corresponde a 52% da dotação de 2011. Viracopos deverá fechar o ano executando 74% do orçamento. Em 2010, segundo a organização não governamental (ONG) Contas Abertas, estavam previstos investimentos de R$ 63 milhões e foram empregados R$ 26 milhões
Além dos recursos de investimentos, a Infraero destinou mais R$ 49 milhões para as desapropriações necessárias à ampliação do aeroporto. Segundo a estatal, o investimento para desapropriações é previsto no valor total, todos os anos, de modo a permitir que seja paga a maior quantidade possível de indenizações. A estatal não informou, no entanto, quanto foi pago neste ano.
A construção do novo terminal de passageiros e pátio da primeira fase da ampliação deve começar em fevereiro de 2013, com conclusão prevista para dezembro daquele ano. A licitação para o projeto de adequação do terminal de passageiros foi realizada. A concorrência deverá ser publicada em fevereiro de 2012, com previsão de conclusão das obras em dezembro de 2013. Os projetos para a construção da segunda pista de pouso estão contratados e deverão estar concluídos em julho de 2012. Estão sendo realizados os estudos para o sistema de pistas e pátios, com reforço da pista de táxi, ampliação do pátio do Terminal de Cargas, construção do novo pátio de aviação e recapeamento da pista principal. Esse conjunto de obras terá início em 2012 e conclusão em 2013.
Check-in
A entrada em operação do módulo vai desafogar a área de check-in, aumentando o conforto dos passageiros. Balcões, esteiras, sistema de som e de eletricidade estão em fase final de instalação. O módulo tem área aproximada de 1,2 mil metros quadrados, sendo composto por oito sub-módulos com dimensões de 7,5 metros por 20 metros, para atender a necessidade de ampliação do saguão e check-in. Eles são estruturas de rápida instalação que possuem toda funcionalidade e conforto dos terminais tradicionais, como sistema eletrônico de som, pontos comerciais, instalações técnicas, ar-condicionado, sanitários e sistema informativo de voos.
Por Portal RAC
Imagem: Infraero
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ResponderExcluirgostaria de fazer uma parceria com o seu blog!
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ResponderExcluirA cada dia nosso VCP fica melhor, tudo azulll hauhuahahaua
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