segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Viracopos vai entrar na briga por mais rotas internacionais

Campinas entrará com força e apetite em 2014 numa concorrência que promete beneficiar milhares de pessoas e num mercado que não para de crescer. O novo terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Viracopos, previsto para ser inaugurado em maio do ano que vem, coloca a cidade como potencial concorrente de Cumbica e Galeão como opção de embarque para destinos internacionais. A expectativa com o novo Viracopos é que várias companhias aéreas passem a oferecer voos para Miami, Nova York e Buenos Aires, três dos principais destinos estrangeiros a brasileiros.

Em outubro próximo a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, que administra o terminal, deve apresentar o aeroporto de Campinas na Feira Internacional World Routes, em Las Vegas, buscando atrair companhias aéreas do continente americano. Por enquanto, a administração do terminal negocia com cinco empresas aéreas e 14 reuniões estão agendadas para os próximos meses com outras companhias. Os nomes das empresas não são revelados. A concessionária só adianta que algumas têm origem na America Latina. Viracopos também negocia com a Aeroméxico para atrair parte dos 120 voos fretados (charter) previstos para diversas cidades-sede no período da Copa do Mundo.

O interesse de Viracopos nesse nicho de mercado se baseia em uma recente pesquisa divulgada pela Organização Internacional do Turismo (OIT), que revela que 40% dos passageiros de voos internacionais em trânsito nos aeroportos paulistas vêm do interior do Estado. Considerando que Viracopos é de mais fácil acesso que Congonhas e Cumbica para quem vem do Interior de São Paulo, Sul de Minas Gerais e Mato Grosso, a ampliação da oferta para destinos internacionais deve atrair grande parte desse público.

Segundo Aluízio Margarido, diretor comercial da concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, as obras de ampliação do terminal — com investimento de R$ 2,06 bilhões e que já atingiram 53% do projeto — preveem o reforço da infraestrutura para permitir a atração de voos internacionais. O aeroporto já inaugurou um duty free e sala vip, falta agora o serviço de catering com operações locais.

A ideia é começar com uma companhia que opere três voos semanais com avião de grande porte, que além de elevar a receita anual de Viracopos em 2% com o movimento de passageiros, irá beneficiar o transporte de carga, responsável por gerar 65% da receita do aeroporto. A abertura de novos voos deve ocorrer em meados do próximo ano, atendendo os processos burocráticos de solicitação de autorização junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que incluem estudos da malha e rotas.

O novo terminal terá 145 mil metros quadrados de área, sete novas posições remotas de estacionamento de aeronaves, 28 pontes de embarque (fingers) e capacidade de 14 milhões de passageiros, quase o dobro dos 8,8 milhões recebidos em 2012.

Passaram por Viracopos no mês passado 11.355 aeronaves. A intenção é primeiro aumentar o número de voos domésticos transformando Viracopos em um hub na América Latina. Depois, a longo prazo, aumentar o número de voos para a América do Norte, em seguida Europa e depois Ásia e Oriente.
Notícia por Correio Popular - Sheila Vieira

Confira mais sobre a World Routes clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário