terça-feira, 20 de agosto de 2013

Viracopos vai usar energia solar e água da chuva

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), segundo a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, vai utilizar energia solar e a água de chuva será reutilizada no sistema de ar condicionado. 

O terminal será pioneiro em sustentabilidade. O seu telhado terá cobertura com células fotovoltaicas. Viracopos será projetado pela empresa holandesa Naco, consultoria especializada na engenharia de aeroportos responsável pelo aeroporto de Schiphol, em Amsterdã.  O novo aeroporto tem também a consultoria da Flughafen Müchen GmbH (FMG), operadora do Aeroporto de Munique, na Alemanha, o sexto maior da Europa. Ao lado do novo terminal estará o edifício-garagem que terá 4 mil vagas e estará conectado ao novo terminal de passageiros por uma ponte coberta. Nesse edifício haverá restaurantes, loja de aluguel de carros e escritórios dos órgãos públicos federais. A estrutura estará preparada para uma expansão vertical futura, onde poderão ser construídos escritórios comerciais e um hotel. 

O novo aeroporto segue o conceito de aeroporto cidade e estão previstos hotéis, shopping Center e centro de convenções. A concessionária já está recebendo propostas de bandeiras hoteleiras que desejam se instalar em Viracopos. A partir de maio do próximo ano, o atual terminal de passageiros de Viracopos será desativado. Inicialmente a concessionária havia optado por demoli-lo, mas o crescimento do movimento, as perspectivas futuras e os eventos internacionais que o Brasil receberá como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas, em 2016, levaram o gestor a mudar de planos. 

O atual terminal vai se transformar na porta de entrada da aviação executiva internacional de grande porte no País e também em área para os ATRs da Azul e Trip — são aviões turboélices, incompatíveis com os fingers que estão sendo construídos no novo terminal.

Notícia por Viracopos Portal de Serviços

Nenhum comentário:

Postar um comentário