quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Concorde em Viracopos!


O ano era 1971. O local, Aeroporto Internacional de Viracopos em Campinas-SP. A estrela, Concorde. Nome que até hoje é reconhecido por ser uma maravilha da engenharia! Atingindo velocidade de Mach 2.2 (mais de 2x a velocidade do som) foi a aeronave de passageiros mais rápida do mundo! No vôo experimental de 1971 para o Brasil o Concorde causou um dos maiores congestionamentos já vistos à época na região do aeroporto de Viracopos, onde pousou depois de passar pelo Rio. Os curiosos paravam seus carros em locais proibidos para ver a aeronave pousar. Ao chegar a São Paulo, o avião quebrou recorde de velocidade. Conseguiu pela primeira vez atingir velocidade duas vezes maior que a do som em 22 minutos após a decolagem! Recorde que anteriormente era de 25 minutos!


Foto por José Carlos

3 comentários:

  1. QUE PENA, NÃO MORAVA EM CAMPINAS AINDA. QUANDO TER QUE MUDAR PRA OUTRO LOCAL ESCOLHI CAMPINAS POR CAUSA DO "CULTO À SCIÊNCIA '. Meus filhos em idade escolar, pro curso médio.Adoro Campinas !

    ResponderExcluir
  2. Eu me lembro como se fosse hoje , meu pai ,minha mãe e eu saímos de são Paulo e fomos até campinas de fusquinha para ver o concorde de perto. Ficamos estacionados numa estradinha de terra até ver a decolagem do concorde . Maravilhoso , bons tempos de glamour da aviação.

    ResponderExcluir
  3. Eu me lembro desse dia, estava nublado e só ouvia o barulho até que apareceu com o bico ja pra baixo, maravilhoso avião nunca vou esquecer aquele dia que meu querido pai me proporcionou.

    ResponderExcluir