segunda-feira, 7 de maio de 2012

Empresa holandesa pode entrar em consórcio de Viracopos, diz fonte

O consórcio que administrará o aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), pode ter uma empresa holandesa em sua composição, disse à Reuters uma fonte do governo federal.

Falando sob a condição de anonimato, a fonte disse que a nova companhia poderá ser adicionada ao grupo vencedor do leilão de concessão de Viracopos -- que tem uma empresa francesa como parceira para a operação aeroportuária -- ou substituir um de seus participantes.

O único operador holandês de aeroportos é o Schiphol Group, que administra o aeroporto de Amsterdam, o quarto maior da Europa em volume de passageiros e terceiro em transporte de carga.

Segundo informações disponíveis no website da companhia, além de Amsterdam a empresa administra aeroportos em Rotterdam, Eindhoven e Lelystad, além de deter participações diretas ou indiretas em aeroportos nos Estados Unidos, Austrália, Itália, Indonésia, Aruba, Suécia e França.

O consórcio Aeroportos Brasil, formado por Triunfo Participações, UTC Participações e Egis Airport Operational, obteve a concessão de Viracopos ao oferecer no leilão R$ 3,8 bilhões, o que representou um ágio de 160% em relação ao preço mínimo estipulado.

Procurada pela Reuters, a Triunfo Participações disse que a informação sobre a empresa holandesa não procede.

Notícia publicada na imprensa no início desta semana dizia que o governo estava exigindo a troca dos operadores de aeroportos integrantes dos consórcios vencedores do leilão de licitação dos aeroportos do Brasília, Campinas e Guarulhos.

No mesmo dia, a Secretaria de Aviação Civil enviou comunicado em que afirmava que era "improcedente" a informação, lembrando, porém, que as regras do processo de concessão permitem que os consórcios vencedores busquem novas parcerias com o objetivo de fortalecer ou modernizar os projetos de infraestrutura e gestão desses aeroportos.

Segundo a fonte disse à Reuters, o governo não pode exigir a troca, mas tem pressionado para mudanças nos consórcios, deixando claro que cobrará com firmeza o cumprimento das metas estabelecidas nos contratos de concessão.

A alteração também poderia acontecer no aeroporto de Brasília, disse a fonte, sem dar maiores detalhes. A Engevix, que faz parte do consórcio vencedor para aquele aeroporto, Inframérica Aeroportos, com a argentina Corporación América, não comentou a informação.

A fonte disse que a preocupação do governo sobre a pouca experiência que alguns operadores que ganharam a licitação têm foram compartilhadas em reuniões da Casa Civil com os consórcios vencedores nos últimos meses.

Apesar das três operadoras cumprirem a exigência estabelecida no edital de que elas devem administrar aeroportos com tráfego superior a 5 milhões de passageiros por ano, nenhuma delas figura entre as grandes operadoras globais.

O consórcio Aeroportos Brasil enfrentou questionamentos do segundo colocado, o consórcio liderado pela Odebrecht, e da empresa ES Engenharia, que entraram com recursos contra o resultado. Em 26 de março, entretanto, a Comissão Especial de licitação da Anac decidiu manter a habilitação do consórcio vencedor. A assinatura do contrato está prevista para 25 de maio.

Por iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário