quarta-feira, 16 de maio de 2012

Assaltos Viracopos

Atenção spotter`s de Viracopos. Recebi um e-mail do site AeroEntusiasta dizendo sobre assaltos nas cabeceiras das pistas de Viracopos. Estão normalmente das 7h30 as 12h todo o sàbado. Sabem a rotina de quem vai nas cabeceiras ver os avioes. Então fica a dica! Tomem cuidado e vão sempre acompanhados!

Hugo Puntel - Spotting Viracopos

http://www.aeroentusiasta.com.br/

Imagem: Hugo Puntel

7 comentários:

  1. Pois é Hugo... frequentemente vou lá no aeroporto e sei como anda tensa a situação!
    Mesmo meu equipamento não sendo top de linha ainda assim gastei uma grana nele e o pior, corremos o risco de, além de perder o equipamento, a vida! Viracopos é um aeroporto muito grande, que tem nas cabeceiras 15 e 33 bairros com alto índice de criminalidade. Quem vai ali sabe o que estou falando! Próximo à cabeceira 33, na rua paralela à rodovia Santos Dumont fica à mercê dos bandidos que facilmente os aborda naquela área. Na 33, só que na rua que beira à pista do aeroporto é um local isolado, um pouco mais seguro (mas muito pouco) pois há a ronda do pessoal de segurança do aeroporto (que acredito não vão agir caso algo externamente ocorra). Na área da cabeceira da 15 temos um descampado onde vários spotters ficam aos sábados e ali é muito visado por ser uma área isolada, próxima à linha do trem e consequentemente facilita a vida dos bandidos abordarem o pessoal.

    No aeroporto há vários locais que poderiam ser disponibilizados aos spotters, que traria uma certa segurança e ainda assim não comprometeria os procedimentos de pousos e decolagens. Na cabeceira 15, próximo aos aviões parados judicialmente, há um pequeno morro, relativamente bem posicionado, que nos daria uma boa visão da aproximação na final e arredondamento para toque. Na 33 a mesma coisa. Para se ter acesso poderiam criar uma pequena área pro pessoal e restringir o acesso apenas ao pessoal que preencher um cadastro (ou algo parecido). Spotter não precisa de mordomia... é só nos dar um lugar seguro!

    Sábado estive lá e fui tão mal atendido pelo pessoal da INFRAERO que essa reclamação eu formalizarei e aí assim que divulgar eu aviso!

    Mesmo quem não é spotter mas gosta de aviação vai compreender o que estamos buscando. Um hobby saudável, que reúne pessoas de vários lugares, formam-se amizades e é um ambiente totalmente descontraído. Penso aqui (e aí convido todos os que se interessarem) sobre unirmos um pessoal e começar a cobrar, insistentemente, a Infraero. Divulgar nos principais canais de aviação e redes sociais e começar a fazer barulho. Há anos que tento isso e como a Infraero fecha os olhos pra nós acredito que unindo o pessoal isso vai fazer a diferença!

    Se alguém se interessar, meu email: danielluislanducci@hotmail.com

    Abraços,
    Daniel Luis Landucci

    ResponderExcluir
  2. Spotters,

    Enviei uma sugestão à INFRAERO referente a nossa permanência em locais inóspitos do terreno ("cemitério dos aviões"), conforme dica do amigo acima.

    Sábado estarei por lá para garimpar algum novo ponto um pouco mais seguro para nós e se encontrar algo interessante, divulgo aqui nos comentários.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Cara, a INFRAERO infelizmente não está nem aí conosco. Essa é a verdade. Já mandei um mega email reclamando na Ouvidoria deles. Um dos diretores entrou em contato comigo e me deu a resposta mais política e automatizada possível. Achei que não era suficiente. Mandei um novo e-mail. Nem se deram ao trabalho de responder. Entrei em contato com o canal deles no Facebook, vários usuários que participavam da página me apoiaram e relataram o descaso da INFRAERO perante este problema. Cansado de esperar a resposta eu fui até ela. Fui no saguão de Viracopos, pedi ao atendente que chamasse o Chefe de Segurança (CS) do aeroporto pois eu queria tirar fotos dos procedimentos nas cabeceiras para um site que estou montando. Não queria ir no pátio e sim ficar numa das CABECEIRAS, num local que não comprometesse o operacional do aeroporto. O atendente entrou em contato com o CS e o mesmo não se deu nem ao trabalho de ir conversar conosco (estava eu e um amigo). Por telefone, assim que soube qual era o motivo do assunto, disse algo ao atendente que imediatamente riu (pra vocês verem como eles tratam quem paga o salário deles). Informaram que teríamos de ter uma autorização de uma companhia aérea, uma autorização da Receita Federal, que enviássemos o modelo da máquina e sua nota fiscal e que aguardássemos a autorização para que a INFRAERO disponibilizasse um acompanhante para nos guiar lá dentro e ainda disse que as fotos deveriam ser tiradas apenas das aeronaves da companhia que havia autorizado a nossa entrada, ou seja, proibido tirar fotos de outras aeronaves de outras empresas. Vejam que eles não têm a MENOR idéia do que um spotter faz e qual é objetivo dele.

    Diante desse fato chato, onde fomos tratados muito mal por essa empresa, eu quero reunir o máximo de adeptos e começar a fazer barulho. Seja através dos e-mails da Ouvidoria, das redes sociais, sei lá, qualquer que seja o meio. Eles receberam uma fortuna na licitação para reforma dos aeroportos e agora é a hora de começarmos a reivindicar nosso hobby!

    Bom, quem quiser entrar em contato, no primeiro post está meu e-mail/msn.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Cara, mandei o email para a INFRAERO e para o email de contato de Viracopos... vamos aguardar. Infelizmente eles não entendem (e nem se dão ao trabalho de entender) o que um spotter faz. A sugestão que dou é tentarmos contato com as companhias que operam em Viracopos por algum tipo de ofício, solicitando apoio por parte deles um apoio para que liberem uma área da cabeceira para a prática do spotting. Não sei se dá certo, mas se eles também forem amantes da aviação, entenderão de bate pronto e sem muitos questionamentos.

    Hoje a noite não irei pra faculdade, então consigo focar e postar alguma mensagem nas páginas do facebook das companhias, já indicando que pediremos esse apoio.

    Vamos com o que temos... pelo menos por enquanto.

    Email: caiolausi@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Caio, conte com meu apoio!Vou mandar um e-mail pra você e aí vamos trocando uma idéia.

    Seria legal depois, se conseguirmos formalizar algo mais concreto, pegar um apoio do Hugo aqui no blog para divulgar a idéia e unir mais adeptos. Nas redes sociais tenho alguns bons contatos tbm e é isso.

    Se tinha que ter uma iniciativa então vamos agir!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Não recebi nem o tal do email automático dos questionamentos que fiz para a Infraero e para a Administração do Aeroporto de Viracopos.

    O desacaso é grande e se não nos unirmos, não conseguiremos tirar nada do "papel".

    ResponderExcluir
  7. Recebi o tal "e-mail automático", falei sobre a possibilidade de nos ceder um espaço para fotografar e eles responderam com um email falando sobre as obras, sobre a licitação e que quem cuida da segurança dos bairros no entorno é o Governo. Sobre a possibilidade de ceder um espaço, nem um "A".

    O jeito é nos contentarmos com a "rua das faixas malucas". Ou então pedir para uma das empresas nessa mesma rua nos deixar ficar na grade.

    ResponderExcluir