domingo, 23 de outubro de 2011

Plano de contingência tenta reduzir cargas paradas em Viracopos


Com informações do G1
Os funcionários da Infraero do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, continuam em greve por tempo indeterminado neste sábado (22). Segundo a assessoria de comunicação da empresa, um plano de contingência foi montado para diminuir a quantidade de mercadorias paradas no Terminal de Cargas, que até sexta-feira (21), tinha 800 toneladas de produtos sem despacho. O plano consiste em transferir funcionários de outros tores para o terminal, porém, o número de trabalhadores envolvidos não foi revelado. A estimativa é que 80% dos empregados do terminal estejam parados. A paralisação não afetou o embarque de passageiros, que durante a manhã deste sábado contava com dois vôos cancelados e um atrasado, mas os motivos não estavam relacionados ao movimento grevista.
Representantes do governo e dos funcionários da Infraero devem se reunir até a próxima quarta (26) para encerrar a greve. 

Propostas
Em documento apresentado ao sindicato na sexta-feira, o governo propõe estabelecer a obrigação das concessionárias oferecer um programa permanente de formação, capacitação e aperfeiçoamento dos empregados; garantia aos funcionários que permanecerem na Infraero de participar na elaboração de um plano conjunto para a absorção e realocação dos empregados; obrigação da concessionária adotar a mesma data-base da Infraero; obrigação da concessionária assegurar aos seus empregados condições de trabalho equivalente ao oferecido pela Infraero; e período de estabilidade no emprego maior do que já foi estabelecido.

Paralisação
Os funcionários da Infraero nos aeroportos de Viracopos, Guarulhos e Brasília iniciaram uma paralisação de 48 horas na quinta-feira (20), em protesto contra o modelo de concessão definido pelo governo para o setor.
A principal reivindicação dos aeroportuários é em relação à manutenção das atividades-fim atribuídas aos funcionários da Infraero dentro do modelo de concessão dos aeroportos, e uma maior segurança em relação à estabilidade dos funcionários da Infraero. A categoria pede estabilidade até 2020. 
Por EPTV.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário