quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Viracopos recepcionará 20 milhões de passageiros até 2014


Em 2014 no ano da Copa do Mundo, o Aeroporto Internacional de Viracopos terá a capacidade para atender o dobro do número de passageiros previsto. A previsão é de que 10 milhões de passageiros passarão pelo aeroporto de Campinas, enquanto sua capacidade será para atender 20 milhões. Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), apenas a reforma do atual terminal já seria suficiente para dar conta do movimento previsto para 2014. Mas, além dele, o plano é entregar, também, o novo terminal.


O atual suporta um movimento de 6,8 milhões de passageiros e, com a reforma, passará a ter capacidade para mais 3,2 milhões. A ampliação é uma das obras que deverá ser realizada pela iniciativa privada, uma vez que os leilões de concessão dos aeroportos de Campinas, Guarulhos e Brasília farão parte do primeiro lote concedido. O leilão está marcado para 22 de dezembro.


A Infraero trabalha com um cronograma de reforma que prevê a conclusão do projeto básico em dezembro e a publicação do edital de obras para fevereiro do próximo ano, com entrega em dezembro de 2013.


O novo terminal e pátio, que também serão construídos pela iniciativa privada, já tiveram o projeto básico licitado. A previsão é de que em maio de 2012 seja publicado o edital de terraplanagem e, três meses depois, o de infraestrutura do terminal de passageiros. A entrega está prevista para dezembro de 2013. Nesse mesmo ano, o cronograma elaborado pela Infraero prevê a conclusão do sistema de pistas e pátios, reforço com alargamento da pista de taxiamento, ampliação do pátio do terminal de cargas, construção do novo pátio de aviação geral e recapeamento da pista principal.


Por Portal de Paulínia

Nenhum comentário:

Postar um comentário