quarta-feira, 29 de junho de 2011

Anac selecionará estudos para modelos de privatização

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) vai abrir uma chamada pública para selecionar estudos e projetos técnicos de empresas privadas para ajudar o governo na elaboração do modelo de privatização dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos (SP) e Brasília. A escolha da modelagem é um dos pontos essenciais para que seja cumprida a previsão de publicação dos editais de concessão até dezembro.

Ontem em reunião de diretoria, a Anac aprovou resolução, publicada hoje no Diário Oficial da União (DOU), estabelecendo os procedimentos para solicitação, autorização e aprovação de projetos e estudos que possam auxiliar na modelagem.

Segundo a agência reguladora, pessoas físicas e jurídicas da iniciativa privada interessadas em apresentar uma proposta deverão protocolar requerimento de autorização na Anac. A realização dos estudos para estruturação de projetos de concessão será feita sem exclusividade, podendo mais de uma empresa se manifestar e obter a autorização.

Se algum estudo for utilizado pelo governo, o responsável pelo projeto será ressarcido pelo vencedor da licitação. O valor máximo da proposta está limitado a 2,5% do montante total do projeto estimado pelos estudos selecionados ou o valor nominal máximo previsto nas respectivas chamadas públicas, segundo informações da agência reguladora.

Mesmo com a chamada pública, a Anac informou que não selecionará projetos caso considere que eles não atendem satisfatoriamente ao escopo indicado na autorização. A chamada pública indicará o prazo para realização dos estudos e apresentação dos projetos. Também poderão ser estabelecidos prazos intermediários para apresentação de informações e relatórios de andamento no desenvolvimento dos estudos.


Por Paraná Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário