terça-feira, 23 de novembro de 2010

Viracopos lança medidas para evitar caos no período de férias

O final de ano terá um forte movimento nos aeroportos brasileiros. As companhias aéreas projetam ocupação de 90% a 95% das aeronaves e devem aumentar a quantidade de voos para atender a alta demanda. No Aeroporto Internacional de Viracopos, as aéreas e os agentes de viagens projetam crescimento no número de frequências e voos. Mais operações para a região Nordeste do País e até um voo internacional estão no planejamento. Ontem, as empresas do setor e os órgãos públicos apresentaram medidas que serão tomadas para evitar caos no final de ano e nas férias. Em Viracopos, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) vai reforçar o quadro de funcionários com mais 51 contratados, que irão atuar em diferentes setores no aeroporto.

A estatal já colocou em operação quatro novos ônibus para transporte de passageiros entre a sala de embarque e os aviões. No escopo de ações, há ainda a entrega de 1,5 mil novos carrinhos de bagagem, que deve acontecer até o final deste mês. De acordo com a Infraero, o lote contratado foi de 2 mil, sendo que 500 já estão sendo usados pelos passageiros. A empresa também adquiriu 130 novas lixeiras. Segundo a administradora do aeroporto, elas serão maiores, personalizadas e em aço inox.

Novas viaturas foram compradas para a área operacional. A estatal adquiriu ainda uma do tipo caminhão “limpa pista” para a realização de limpeza mecânica de pátios de manobras. Conforme nota da Infraero, nos próximos dias os empregados das áreas de Operações e Comunicação Social usarão um colete amarelo com a frase “Posso Ajudar?”. Eles serão os responsáveis pelas informações e orientações aos passageiros. O período de vigência das ações será de dezembro a março.

Empresas

As companhias aéreas também estão se preparando para o período. A Trip Linhas Aéreas vai contratar 60 funcionários temporários, que serão divididos pelas bases da empresa no Brasil. A aérea deixará quatro aeronaves reservas para o atendimento no período. O presidente da Trip, José Mário Caprioli, afirmou que as companhias estão atentas e preparadas para a alta temporada. “Esta é uma questão de planejamento que cabe a cada empresa.” O empresário acentuou que a limitação da infraestrutura aeroportuária não permite avançar muito na quantidade de voos. “Nós decidimos ter um volume menor, do que nossa média histórica de fretamentos, para que possamos ter operações mais tranquilas nos aeroportos.”

Caprioli previu que o final de ano será muito bom para o setor aéreo. “Nós tivemos muita venda antecipada de bilhetes. A Trip teve um incremento de frota e a projeção é de alta de 15% a 20% no movimento no período de outubro a dezembro. A companhia vai começar operar vários novos voos. Muitos serão a partir de Belo Horizonte. Em 2011, pretendemos voltar a ampliar a malha em Viracopos. Os voos serão para destinos mais longos. O gargalo em Campinas é a limitação de voos em horários pico. Os passageiros de negócio precisam viajar em determinados horários.”

O diretor Comercial e de TI da Azul Linhas Aéreas, Paulo Nascimento, afirmou que a companhia sempre trabalha para atender a todas as necessidades dos usuários do sistema aéreo. “Nós somos os mais pontuais do mercado.” Ele afirmou que a empresa tem uma estrutura para garantir o atendimento da demanda do mercado durante a alta temporada. “A nossa projeção é que neste período a taxa de ocupação fique de 90% a 95%.” Ele informou que, a partir de 1º de dezembro, haverá um voo ligando Campinas a Ilhéus, na Bahia.

O presidente do Associação das Agências de Viagens Independentes do Estado de São Paulo (Aviesp), William Périco, afirmou que o mercado está muito aquecido e as perspectivas são muito boas. “As vendas de passagens com voos saindo de Viracopos estão excelentes.” Mas ele afirmou que é necessário melhor a infraestrutura aeroportuária brasileira.

Por Correio Popular

Nenhum comentário:

Postar um comentário