sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Check-in VIP tem único interessado

A Azul Linhas Aéreas foi a única entre as cinco companhias que operam voos regulares no Aeroporto Internacional de Viracopos a manifestar, até ontem, interesse em implantar um espaço VIP, com operação remota de check-in avançado, despacho de bagagens e estacionamento próprio de veículos para seus passageiros no aeroporto de Campinas.

A consulta pública, aberta há um mês pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) para a concessão de cinco áreas em Viracopos para que as companhias implantem estruturas provisórias para dar mais conforto a seus passageiros, será encerrada hoje.

A Azul pretende instalar a estrutura em uma área de 6,8 mil metros quadrados ao lado do terminal de passageiros. Conforme as regras da concessão, a empresa terá prazo de 150 dias para iniciar as obras após a assinatura do contrato.

O presidente da empresa, Pedro Janot, disse que se outras empresas não manifestarem interesse nas áreas restantes, a Azul trabalhará para conseguir a concessão de todas, ficando assim com uma área de 34 mil m². A empresa voa saindo de Campinas para 20 cidades brasileiras.

“Vamos definir o projeto ainda e por isso não temos uma estimativa do investimento necessário. Nossa proposta é instalar a infraestrutura que falta para dar conforto aos nossos clientes, já que a Infraero não faz seu dever de casa e não tem velocidade para acompanhar as necessidades das companhias.”

A oferta para que as empresas aéreas instalem o conjunto de serviços necessários às suas operações é uma forma que a Infraero encontrou para minimizar os transtornos para as companhias e passageiros provocados pela estrutura já comprometida do aeroporto com o crescimento de voos e passageiros no terminal. Com a concessão da área, a empresa poderá instalar o check-in fora do terminal principal, evitando as filas a que os passageiros acabam sendo submetidos, por falta de postos de atendimento. Além disso, as empresas aéreas têm dificuldades para estacionar os ônibus que trazem passageiros de outros locais.

As instalações serão provisórias e a empresa poderá utilizar o terreno por cinco anos, período em que a Infraero espera ter concluído a primeira fase de ampliação de Viracopos. A Infraero ofereceu a possibilidade de concessão de uso de cinco lotes, para atender as cinco empresas que operam voos regulares domésticos no terminal.

A empresa irá pagar mensalmente R$ 28,4 mil pelo uso da área. Com o encerramento do período de consulta, a manifestação da Azul será encaminhada à regional da Infraero em São Paulo, para ter início a elaboração do contrato. Segundo a Infraero, a área que será concedida não tem nenhum passivo ou restrição ambiental que impeçam as atividades e edificações, mas a companhia aérea terá que obter a licença ambiental para o empreendimento.

Módulos

Outra medida adotada pela estatal para fazer frente ao crescimento no momento de Viracopos foi a definição de instalação de módulos que servirão para a ampliação provisória do aeroporto. A estatal licitou a instalação do primeiro módulo provisório para check-in, que deverá começar a ser construído no próximo ano. A necessidade de uma solução provisória deve-se a impossibilidade de o aeroporto esperar pela ampliação definitiva, por causa do crescente volume de passageiros. O primeiro módulo, com 25 posições de check-in, incluirá saguão para esse procedimento. O segundo contemplará salas de embarque e desembarque, incluindo adequações internas, resultando, no final, no aumento da capacidade geral do terminal de 3,5 milhões para 6 milhões de passageiros anuais.

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