quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Aéreas terão espaço vip em Viracopos

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) abriu, ontem, consulta pública para concessão de cinco lotes com quase 7 mil metros quadrados no Aeroporto Internacional de Viracopos para uso exclusivo de companhias aéreas. A ideia é que as empresas que operam voos regulares domésticos no terminal campineiro utilizem os espaços como áreas vip para a recepção de passageiros, check-in e até mesmo estacionamento de veículos. É a primeira vez que esse modelo de concessão é adotado em um aeroporto brasileiro.
Segundo a assessoria de comunicação da Infraero, a proposta é “uma oportunidade para que as empresas propiciem maior conforto aos passageiros” que embarcam em Viracopos. O modelo foi elaborado pela gerência comercial do aeroporto, visando atender necessidades das companhias aéreas e dos usuários do terminal. O início das obras está previsto para cinco meses após a assinatura do contrato e deve começar nos primeiros meses de 2011.
A concessão tem validade de cinco anos, não prorrogáveis, e todas as instalações devem ser feitas em caráter provisório para que o espaço seja devolvido da maneira que foi encontrado. Cada companhia aérea terá a possibilidade de moldar o lote conforme suas necessidades e de acordo com os termos previstos pelo contrato elaborado pela Infraero. Nas áreas edificadas, por exemplo, que podem ocupar até 2 mil metros quadrados de todo o espaço, é possível montar uma estrutura para a realização de check-in e despacho de bagagens.

Estacionamentos

As companhias aéreas também terão a possibilidade de explorar parte da área como um estacionamento exclusivo para veículos de passageiros cuja permanência seja superior a duas diárias. Cada lote tem a capacidade de oferecer até 150 vagas. Cabe às próprias empresas definirem se a utilização do estacionamento será cobrada dos clientes ou não. As concessionárias serão também responsáveis por organizar um sistema de transporte dos passageiros ligando a área de concessão ao terminal do aeroporto.
Ainda existe a possibilidade de as companhias aéreas pleitearem junto à Infraero autorização para instalar no local atividades de caráter operacional, como escritório e depósito de bagagens extraviadas. Qualquer atividade comercial de varejo, seja venda de produtos ou prestação de serviço, é proibida no espaço.
A concessão das áreas terá um custo de R$ 28.450,00 por lote ao mês. As despesas referentes à instalação da estrutura e à manutenção do espaço também são exclusivas das concessionárias. As companhias aéreas podem pleitear a utilização de mais de um lote, caso tenham interesse.

Empresa espera redução de filas nos procedimentos de embarque

A implantação das áreas vip no Aeroporto Internacional de Viracopos vão ter grande impacto para as principais companhias aéreas que operam em Viracopos. As empresas interessadas nos lotes vão precisar elaborar uma estrutura que é inédita em qualquer aeroporto brasileiro.
Para o diretor de relações institucionais da Azul Linhas Aéreas Inteligentes, Adalberto Febeliano, o principal benefício que o espaço deverá trazer é a possibilidade de realizar o despacho de bagagem e o check-in fora do terminal principal. “Atualmente, nós já encontramos dificuldades para estacionar nossos ônibus que trazem passageiros de outras localidades. A cada fretamento que chega, são mais 50 passageiros para fazer o check-in e a medida vai permitir que as filas sejam reduzidas, o que é importante para a comodidade de nossos clientes”, avaliou.
Ele também disse que o estacionamento exclusivo para cada companhia aérea que seja concessionária do espaço pode ser uma solução para as dificuldades que existem em relação às vagas para os passageiros.
Segundo Febeliano, a proposta era uma das alternativas que a companhia aérea debateu com a Infraero em relação às melhorias que seriam necessárias no terminal campineiro. “Vamos estudar as regras de utilização que estão definidas, mas essa parece ser uma opção interessante para melhorar nosso serviço”, afirmou.
A reportagem procurou outras grandes companhias aéreas que operam em Viracopos para saber a opinião delas sobre o assunto. As assessorias de comunicação da Gol e da Trip afirmaram que as empresas ainda iriam estudar o edital antes de fazer algum pronunciamento. A TAM não retornou à solicitação de entrevista. (RM/AAN)

Novas vagas vão aliviar estacionamento saturado

Capacidade atual é para 1,2 mil carros, insuficiente para a demandaIndiretamente, a proposta feita ontem pela Infraero pode representar um alívio para um dos principais gargalos estruturais existentes no Aeroporto de Viracopos: o estacionamento de veículos. Com a concretização do projeto, o número de vagas vai aumentar expressivamente. Atualmente, o terminal possui capacidade para abrigar 1,2 mil automóveis. Somando às 750 vagas que podem ser utilizadas, caso as companhias aéreas concessionárias do espaço assim desejarem, o aeroporto passaria a ter a capacidade de abrigar quase 2 mil veículos simultaneamente.
Dessa forma, as vagas se dividiriam entre o estacionamento principal, em frente à seção de embarque e desembarque, e três bolsões dispostos nas imediações, como é hoje, além dos estacionamentos exclusivos nos lotes, destinados aos clientes das companhias aéreas e que serão regulamentados pelas próprias empresas.
A assessoria de comunicação da Infraero garante que a consulta pública para os lotes não vai ter nenhuma interferência no projeto de intervenção rápida que pretende ampliar em 700 vagas a capacidade atual do terminal. O processo de licitação para as obras ainda não teve início, mas deve acontecer em breve segundo a estatal. (RM/AAN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário