sábado, 24 de julho de 2010

Estacionar no aeroporto de Viracopos ainda é um desafio

Quem já precisou utilizar o estacionamento do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, sabe como é difícil conseguir uma vaga para paradas rápidas. Os locais destinados para este tipo de estacionamento estão sempre ocupados, e por isso muitos motoristas acabam parando os carros de forma irregular.
A equipe de reportagem da EPTV flagrou vários casos em que a sinalização de guia amarela e placas de “proibido estacionar” são ignoradas. E até mesmo taxistas que trabalham no aeroporto deixam de respeitar as regras de estacionamento. Todos com a mesma justificativa: a falta de vagas destinadas para paradas rápidas.
A situação é ainda pior quando a vaga reservada para ônibus fretados é ocupada irregularmente por veículos de passeio. E neste caso, o motorista do ônibus para em fila dupla e acaba bloqueando o acesso para a vaga de portadores de deficiência. Quem tem direito à vaga especial tem que esperar.
A Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária (Infraero) disse que não é a responsável pela organização do trânsito no local. O gerente de segurança de Viracopos, Samuel Conceição da Silva, afirma que mudanças na estrutura devem melhorar a situação, mas só em 2011, como áreas de parada imediata e uma quarta pista em frente o embarque e desembarque.
A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), aplicou quase 800 multas na região do aeroporto, de março até este momento. Mas o diretor de operações Atílio Pereira admite que é impossível manter agentes no local todo o tempo e ressalta que o principal problema de Viracopos é local para estacionar.
O convênio que mantém a Emdec responsável pela fiscalização termina no fim do mês, mas deve ser renovado, de acordo com a Infraero.

Estacionamento pago

O estacionamento pago do Aeroporto de Viracopos conta com 1.132 vagas, sendo mil para os usuários em geral, e as outras 132 para os mensalistas das empresas do entorno do aeroporto e companhias aéreas. De acordo com a assessoria de imprensa da Infraero, a demanda diária do estacionamento é de cerca de 2 mil veículos rotativos, o que provoca um déficit de aproximadamente mil vagas. Ainda segundo a Infraero, um projeto em caráter de urgência está previsto para o 2º semestre deste ano, com melhorias nas vias de acesso, iluminação e pavimentação com asfalto. Além disso, uma área usada atualmente para estacionamento de funcionários será incorporada como um terceiro bolsão. Serão mais 200 vagas, em frente ao terminal de embarque. Um estudo foi feito e vai redesenhar as vagas dos dois outros estacionamentos Com a finalização das obras, o aeroporto vai oferecer cerca de 1,8 mil vagas.
A medida é emergencial porque no projeto de ampliação do Aeroporto Internacional de Viracopos está prevista a construção de um prédio que servirá como garagem para os carros. Pelo projeto, também estão previstas as obras de construção da segunda pista (no total, com a conclusão, serão três), e o primeiro de quatro novos módulos de passageiros.

Movimento recorde

O movimento de passageiros no aeroporto foi o maior nos últimos cinco meses de 2010 e só foi menor em relação ao primeiro mês do ano. O balanço divulgado no dia 14 de julho pela Infraero aponta que 406 mil pessoas passaram por Viracopos em junho em voos internacionais e domésticos, número 42% maior em relação ao mesmo período do ano passado. Em janeiro, o registro foi de 441 mil passageiros. O aeroporto também bateu recorde no movimento total do ano. Até junho de 2009, 1,244 milhão de passageiros embarcaram e desembarcaram em Campinas. Este ano, o número subiu para 2,404 milhões de passageiros. A variação foi de 93,27%.

Por EPTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário