segunda-feira, 12 de julho de 2010

Demora no desembarque internacional de Viracopos persiste

A unidade da Polícia Federal no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, ainda não conseguiu resolver os problemas no atendimento de passageiros com destino e chegada da Europa. Há nove dias, a companhia aérea TAP Portugal retomou os voos regulares internacionais de passageiros com saída e pouso em Campinas, mas o desembarque tem sido um teste de paciência para os passageiros. No sábado (10), quem veio de Lisboa, em Portugal, enfrentou filas de mais de duas horas no setor de imigração do aeroporto. Situação semelhante ao que foi registrado no dia 3 de julho (veja abaixo).

A assessoria de imprensa da Delegacia da Polícia Federal em Campinas admitiu que ainda existe deficiências no efetivo da PF que trabalha no setor de imigração de Viracopos. De acordo com o delegado Jessé Coelho de Almeida, ainda há a dificuldade de remanejar funcionários que trabalham no local para dar conta da demanda de passageiros que embarcam e desembarcam pelos voos da TAP. Ao todo, são cinco agentes que se dividem no atendimento das pessoas que estão partindo e chegando por Campinas. Além disso, no sábado (10) o sistema de processamento de dados da Polícia Federal apresentou falhas e lentidão, o que causou ainda mais atrasos no desembarque. Outro agravante, segundo o delegado, são outros voos fretados de outras companhias aéreas para Argentina e Cuba. Como esses voos também demandam o trabalho da PF, não foi possível remanejar mais agentes para o voo da TAP. A demora tem sido maior nos voos com maior número de passageiros, em geral aos sábados, em que cerca de 250 pessoas desembarcam em Viracopos. A assessoria de comunicação da PF ressaltou, no entanto, que mesmo com a demora, o tempo de espera no aeroporto de Campinas ainda é menos se comparado ao deslocamento e tempo de desembarque no Aeroporto Internacional de Guarulhos.

A delegacia de Campinas já solicitou à Superintendência da Polícia Federal em São Paulo um reforço no efetivo de funcionários e de recursos, como conexão de internet mais ágil e computadores, mas até o momento não houve resposta. Eles esperam que o problema se resolva o mais breve possível.

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) enviou na quinta-feira (08) um ofício para a PF em SP pedindo também o aumento do número de agentes. Em relação aos horários dos voos da TAP, a assessoria de imprensa da Infraero em Campinas informou que não tem autonomia para mudar os horários, já que isso é uma decisão da companhia aérea, que paga pelo período em que a aeronave fica estacionada no pátio.

A reportagem do Portal da EPTV também entrou em contato com a assessoria de imprensa da TAP sobre os problemas no desembarque deste sábado. A assessoria da companhia aérea informou que está "aguardando o desenvolvimento da infraestrutura do aeroporto e garante que está fazendo o possível para não atrasar nenhum voo". A TAP destacou ainda que o atraso no pouso da aeronave no sábado foi de oito minutos, considerado normal, mas que em relação à Polícia Federal, não tem autonomia sobre o atendimento oferecido.

Adequações

A Infraero está há seis meses adaptando o aeroporto para a retomada dos voos internacionais regulares. As salas de embarque e desembarque foram reformadas e adequadas para a nova demanda. O espaço já existia e era usado pela tripulação de voos de carga. Como já está ocorrendo em todo aeroporto, novas lojas já demonstraram interesse na comercialização no terminal internacional. Mas, até o momento, somente uma loja de produtos importados ficará aberta aos passageiros que desembarcarem em Campinas.

Já há um espaço destinado ao Duty Free, loja que vende produtos importados com isenção de impostos, mas ainda não há previsão de implantação. Tudo vai depender da demanda e do número de voos que ainda podem ser remanejados para Campinas.

Por EPTV

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