segunda-feira, 28 de junho de 2010

Viracopos pode ser o maior aeroporto paulista, diz Serra

CAMPINAS - O candidato à Presidência da República pelo PSDB, José Serra, defendeu na cidade de Campinas, na última sexta-feira (25), a ampliação do Aeroporto de Viracopos, que é considerado hoje o terceiro do estado. Serra disse que, no curto prazo, Viracopos pode vir a ser o maior aeroporto de São Paulo. Hoje, o terminal aeroportuário campineiro tem de 2 a 3 milhões de passageiros. José Serra disse que esse número pode ser multiplicado por 20 ou por 30 a partir do momento em que o governo federal faça uma concessão."

A proposta que eu sempre defendi: desde 2007, junto ao presidente da República, e que foi apoiada inclusive pelo prefeito da cidade e que infelizmente até agora não caminhou. Este é um problema inclusive para a copa do mundo, quer dizer, o fato de São Paulo não ter um aeroporto já bem ampliado nessa época. Falta fazer um Terminal Três em Cumbica e ampliar consideravelmente Viracopos, que tem vocação para isso. Esta é uma questão fundamental", diz.

Com relação ao trem de alta velocidade que ligará São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro, o presidenciável foi mais cauteloso, afirmando que é preciso conhecer o projeto em detalhes e ver quanto custa, mas deixou claro a importância da ligação entre São Paulo e Campinas.

Por sua vez o candidato do PSDB ao governo do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, que também esteve visitando Campinas na última sexta-feira, disse ser totalmente favorável ao trem de alta velocidade. Na avaliação de Alckmin, São Paulo vai ser um parceiro do TAV do governo federal, assim como na questão da ampliação do Aeroporto de Viracopos com a construção da segunda pista e do terceiro terminal no aeroporto internacional de Cumbica, em Guarulhos.

Um levantamento divulgado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) mostrou que, de janeiro a maio de 2010, foi transportado na cidade 1,998 milhão de passageiros. No ano passado, foram 958.278. O Terminal de Logística de Carga do Aeroporto Internacional de Viracopos bateu recordes de movimentação e de receita em maio, alcançando a melhor marca mensal da história do aeroporto. Em maio, foram recebidas 16 mil toneladas na importação, volume 89% superior ao de maio do ano passado. Na exportação, foi registrado movimento de quase 9 mil toneladas, movimento 79% superior ao de 2009 e o melhor resultado dos últimos dois anos.

Alckmin e Serra estiveram em visita a Campinas ao lado dos candidatos ao Senado Orestes Quércia, do PMDB, e Aloysio Nunes Ferreira, do PSDB. Antes os quatro estiveram acompanhando o jogo de Brasil e Portugal no Mercado Municipal Waldemar de Toledo Funck, em Bragança Paulista.

Por DCI

Nenhum comentário:

Postar um comentário