A ampliação provisória do Aeroporto Internacional de Viracopos deverá ter início até o final do ano para começar a funcionar a partir de 2011, aumentando a capacidade atual de 3,5 milhões de passageiros ao ano para 6 milhões. A superintendente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) em Campinas, Lilian Ratto Neves, informou ontem que está sendo providenciada a licença ambiental para a instalação dos chamados módulos operacionais provisórios (MOPs) no atual sítio aeroportuário, enquanto a sede da empresa prepara o edital de licitação para a obra.
A estatal trabalhava com a possibilidade da ampliação provisória assim que a atual capacidade de demanda não fosse mais suficiente para manter o nível de qualidade no atendimento. Não havia, no entanto, fixado uma data. Diante da crescente demanda, passou a trabalhar para começar as obras já neste ano. Lilian acredita que não haverá problemas no licenciamento, porque os módulos serão instalados em área já impactada, dentro dos limites atuais de Viracopos.
A necessidade de uma solução provisória deve-se à impossibilidade de o aeroporto esperar pela ampliação definitiva, por causa do crescente volume de passageiros. Em quatro meses, embarcaram e desembarcaram em Viracopos 1,6 milhão de passageiros, quase a metade da capacidade anual. No ritmo atual, o aeroporto deverá atingir sua capacidade, de 3,5 milhões de passageiros ao ano, em agosto.
Campinas receberá dois módulos. O primeiro, com 25 posições de check-in, incluirá saguão para esse procedimento. O segundo contemplará salas de embarque e desembarque, incluindo adequações internas, resultando, no final, no aumento da capacidade geral do terminal de 3,5 milhões para 6 milhões de passageiros anuais. Esses módulos conseguem ser instalados em 180 dias. Além de Viracopos, receberão os módulos operacionais provisórios os aeroportos de Cumbica, em Guarulhos, Galeão no Rio de Janeiro e Aguiar Salles, em Vitória.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) admitiu, há dois meses, que poderá limitar as operações no Aeroporto Internacional de Viracopos se não houver obras de ampliação que acompanhem o aumento da demanda. A limitação poderá ocorrer no final deste ano.
Atualmente, Viracopos realiza 190 operações de pouso e decolagem por dia. Segundo a estatal, o atual terminal comporta o aumento de demanda de passageiros e a empresa tem montado um plano emergencial na possibilidade de existir um crescimento acima do previsto.
Por Correio Popular (AAN)
Nenhum comentário:
Postar um comentário