Terceiro aeroporto
No capítulo sobre os benefícios do empreendimento ferroviário, o estudo avaliou que o investimento no TAV reduzirá e postergará a necessidade de investimentos nos dois aeroportos centrais do Rio de Janeiro (Galeão e Santos Dumont), além de retardar em 14 anos, de 2015 para 2029, a necessidade de construção do terceiro aeroporto de São Paulo.Um aeroporto adicional próximo a São Paulo envolveria custos de R$ 2 bilhões apenas para a compra de terreno e mais outros R$ 2 bilhões para desenvolver a infraestrutura. A transferência dos voos de Guarulhos para Campinas estimada pela consultoria irá acrescentar uma receita de R$ 26 milhões ao ano ao trem. Mas não evitará investimentos no corredor, porque qualquer gasto evitado em Guarulhos será compensado pelos custos de investimento adicional exigido para expandir Viracopos.O estudo avaliou também que os dois aeroportos centrais — Congonhas, em São Paulo, e Santos Dumont, no Rio de Janeiro — estão com limitação de capacidade. Eles operam um serviço de ponte aérea frequente ligando as duas cidades em aproximadamente 55 minutos e usado pela grande maioria dos que viajam a negócios. Embora ambos os aeroportos domésticos sejam convenientes aos centros comerciais de suas respectivas cidades, há pouco espaço para expansão, particularmente de avenidas. Com voos durando menos de uma hora e os aeroportos domésticos tão bem localizados, o TAV precisará ter tarifas competitivas e tempo de viagem mais curto possível para competir com as passagens aéreas, afirma o estudo. Fazendo uma comparação, o TAV será capaz de concorrer efetivamente com os dois aeroportos internacionais do Galeão e Guarulhos.
O futuro crescimento nas viagens aéreas entre Rio de Janeiro e São Paulo é limitado pela capacidade dos aeroportos regionais. Na primeira instância, calcula-se que o aeroporto de Santos Dumont atinja sua capacidade máxima em 2015, de 6 milhões de passageiros por ano, com 100% dessas viagens para o Aeroporto de Congonhas. Alternativamente, calcula-se que Congonhas atinja sua capacidade de 20 milhões de passageiros ao ano em 2015 por meio de uma combinação de todos os voos.O corredor desenvolvido para o TAV atende a uma aspiração de conectar os aeroportos de Viracopos, Guarulhos e Galeão com as principais áreas urbanas. A distância total estimada entre Campinas e Rio de Janeiro é de 511 km, enquanto a distância entre São Paulo e Rio de Janeiro é de aproximadamente 412 km. Ainda segundo análise da Halcrow, o trem de alta velocidade proporcionará um acréscimo substancial e valioso à infraestrutura de transporte no corredor, estimulando o crescimento econômico em volta das cidades localizadas no corredor por meio de melhores condições de acesso.
O NÚMERO
R$ 34,6 BILHÕES
É o custo estimado da implantação do trem de alta velocidade no Brasil
Audiência pública em Campinas será no próximo dia 15
Encontro vai discutir viabilidade do empreendimento, minutas do edital de licitação e do contrato de concessãoA Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) marcou para o dia 15 de janeiro a audiência pública em Campinas para colher contribuições sobre o processo de licitação da concessão dos serviços de transporte ferroviário de passageiros por um sistema de trem de alta velocidade (TAV) entre as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas. Na audiência, serão discutidos os estudos de viabilidade, as minutas do edital de licitação e do contrato de concessão. A audiência ocorre durante todo o dia no Hotel Vila Rica, com presença limitada a 250 pessoas.Outras audiências ocorrerão no Rio de Janeiro (11 de janeiro), em São Paulo (13 de janeiro) e Brasília (19 de janeiro). Além das audiências, os municípios, consórcios e interessados poderão opinar sobre os estudos, edital e contrato, por escrito, até o próximo dia 8 pela internet, no endereço www.tavbrasil.gov.br.As sessões públicas serão constituídas de duas etapas, uma no período da manhã, referente aos estudos de viabilidade e outra, no período da tarde, para discutir as minutas de edital de licitação e contratos de concessão. (MTC/AAN).
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