segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Spotting Viracopos Guide - Pontos de Spotting

O Spotting Viracopos fez um guia rápido para quem quer spottear em Viracopos. Se você achava isso impossível, calma, pois é possível. Espero que gostem. Dica: um dia antes de ir spottear em Viracopos, entre no site de vôos online da Infraero, e veja o horário mais movimentado, ou o que você prefira, entre também no site Flight Stats para ver o horario dos cargueiros, estes sites estão disponíveis no final desta matéria. (Clique na imagem para ampliá-la).
Ponto 1: Cabeceira 33. Muito bom para ver decolagens quando o aeroporto opera na pista 15, e bom para ver pousos quando operam na 33. O local fica na Rod. Santos Dumont, e é um lugar perigoso para ficar com o equipamento de spotting, por isso, vá sempre acompanhado e observe o movimento para prevenção.
(Foto do Flickr)
Ponto 2: Cabeceira 15. Local meio complicado de se chegar, mas vale a pena, somente quando estão operando na 15. O local também é perigoso, por isso vá sempre acompanhado.
(Foto do Flickr)
Ponto 3: Quando chegar à Torre, vá reto até um pátio de caminhões, perto de uma placa de Área restrita. O local é bom para observar as aproximações e pousos...dando para ver parte do pátio de cargas, e o cemitério de aviões.
Ponto 4: Se tiver paciencia, você verá os aviões passando, no taxi, e em operações de pousos e de decolagens, mas na minha opinião, só vale a pena dar uma "passadinha", pois de vez em quando, tem alguma aeronave no gate, e da para tirar uma foto ou outra.
Ponto 5-A: Corredor de acesso à praça de alimentação. Ótimo lugar para tirar fotos de ação das decolagens, tanto operando na 15 quanto na 33.
Ponto 5-B: Praça de alimentação, em frente à Macarronada Italiana. Parecido com o ponto 5A, só que tem uma visão melhor para o pátio, recomendo o 5A se não se sentir a vontade no meio das mesas do ponto 5B, caso contrário, o ponto 5B é melhor.
Ponto 5-C: Final da praça de alimentação, perto do sanitário, bom lugar para fotografar as aproximações finais na 33 e decolagens da 15.

Voos online Infraero - Flight Status

Matéria por Hugo Puntel - Spotting Viracopos

Antes da reprodução desta matéria, favor, pedir autorização, contato com Hugo Puntel (Spotting Viracopos).

19 comentários:

  1. Muito bom o trabalho Hugo! de Parabens! :)

    ResponderExcluir
  2. Excelente guía...!!!
    Saludos desde Asunción

    ResponderExcluir
  3. Valeu Hugo.

    Sou de Campinas e deixo muito de ir à SBKP por não encontrar lugares decentes para visualizar bem as aeronaves. Realmente na cabeceira da 15 e 33 são os pontos de maior perigo (próximos à favela) o que resta mesmo são apenas as áreas internas e poucas opções externas. Um aeroporto tão grande e não pensaram nos amantes da aviação...

    Belo trabalho!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Não poderia deixar de também agradecer pelo guia.

    MUITO OBRIGADO!!!!!

    Também sou de Campinas, e parafraseando o que o amigo Daniel citou, são poucos os lugares decentes para spotting em VCP.

    Eu já conhecia alguns dos pontos citados, sendo eles o 4 (sendo este o que eu mais ficava, por curtir muito o som dos motores), o 5 ('a', 'b' e 'c') e o 1 (porém esse, sempre de passagem, nunca parei para apreciar dali, visto exatamente o fator de risco da localidade), porém os pontos 2 e 3 (esse em especial) eu não conhecia.

    Realmente, muito obrigado!!!
    Certamente este guia propiciará novas tomadas destes que são a nossa paixão!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. Hugo, parabéns... muito legal as informações.abraço Ricardo - Holambra

    ResponderExcluir
  7. Muito bom um local como este para tratarmos de uma paixão em comum, sou moradro da região (como disse um companheiro mais para cima "FAVELA"), e acho que tem mais lugares que devem ser incluidos neste mapa; conheço outros pontos para spotting em VCP

    ResponderExcluir
  8. ola Eder... me envie um e-mail com essas informacoes dos pontos para vermos e editarmos o guia... spottingviracopos@hotmail.com
    abraco

    ResponderExcluir
  9. e aquela ruinha laa q vai do ponto 5 ate o ponto 1, do lado das casinhas,
    fui em VCP uma vez com minha prima , ela ia buscar o marido dela
    só chegamos la e ja voltamos embora,

    ja fui em GRU inumeras vees, fico no morrinho, o melhor lugar de la
    eu e meu amigo que me acompanha em GRU estamos combinando de ir em fevereiro pra VCP pra matar a saudade dos MD11...

    ResponderExcluir
  10. Vendo isso, só me vem uma coisa na cabeça: que saudade daquele terraço que tinha antes.

    ResponderExcluir
  11. Sempre ouvi essa história que os bairros que circulam Viracopos são perigosos, mas eu já estive por 4 vezes em todos eles, digo nas duas cabeceiras e nunca vi nada, achei o pessoal até simpático estive com meu carro e meu equipamento que é profissional fiquei sempre o dia todo almoçando nos butecos que tem por lá, sempre tem alguns homens jogando sinuca nos bares e nunca nem se aproximaram de mim, então acho que essa historia de violencia em torno de viracopos é lenda.

    ResponderExcluir
  12. Otimo Mapa Hugo!
    Violência tem em todo lugar alguns com mais alto inddice como a região do vcp mas negocio de ahh e perto favela e preconceito tbm.. estou por lá sempre principalmente na 33 quase sempre sozinho porém de dia e com um celular com camera fullhd da pra fazer bons registros tbm nao precisa se arriscar tanto levando material caro.

    ResponderExcluir
  13. Otimo Mapa Hugo!
    Violência tem em todo lugar alguns com mais alto inddice como a região do vcp mas negocio de ahh e perto favela e preconceito tbm.. estou por lá sempre principalmente na 33 quase sempre sozinho porém de dia e com um celular com camera fullhd da pra fazer bons registros tbm nao precisa se arriscar tanto levando material caro.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia pessoal!
    Gostaria de saber se hoje em dia está disponível o terrsctem Viracopos?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  15. excelente, era isso mesmo que estava procurando

    ResponderExcluir
  16. Pessoal eu vou a Cammpinas pela primeira vez e quero ver avioes pousando na 33, quem tem um grupo de pessoas que se reúne pra ir pra lá?

    ResponderExcluir
  17. Gostaria de saber um lugar legal pra ir ,quero levar meu filho de 2 anos pra ver os aviões,por favor podem me indicar um lugar legal,obrigado

    ResponderExcluir