A Phoenix Airlines nasceu para ser na América do Sul um braço da também extinta Millon Air, que tinha sede em Miami (FL), EUA. Idealizada pelo gaúcho Taylor do Nascimento e tendo o apoio técnico do consultor Flávio Kauffman e do comandante Sérgio Leite (ex-Transbrasil), a companhia foi montada em prazo recorde de apenas dois meses. Como se comentava na época que a Phoenix seria mais uma companhia de aviação cargueira "pirata", o primeiro Boeing 707-331C da Phoenix foi batizado de Le Corsaire. A empresa começou a operar em julho de 1995, sendo que a aeronave de matrícula PP-PHB foi introduzida na ligação Manaus/Guarulhos para atender a contrato com uma transportadora de cargas e também a alguns vôos arrendados pela Vasp, em serviço para os Correios. Mas a companhia chegou a voar para toda a América Latina, incluindo rotas internacionais para Assunção, no Paraguai, e Cali, na Colômbia, especialmente para transporte de gado. E, em parceria com a Millon Air, realizou diversos vôos entre Viracopos, Manaus e o aeroporto Internacional de Miami. O aproveitamento médio da aeronave chegava a 300 horas de vôo/mês, sendo que a manutenção pesada do avião era realizada em Guarulhos ou em Miami.
Tudo ia muito bem para a Phoenix até que, no dia 22 de outubro de 1996, um dos B707-300 da Millon Air, sua principal parceira, sofreu um terrível acidente em Manta, no Equador, caindo logo após a decolagem, matando 23 pessoal em terra. O acidente acabou gerando grande protesto das autoridades locais junto ao governo norte-americano. Após longa investigação a Federal Aviation Administration (FAA) determinou o encerramento de operações da Millon Air, justamente na época que a Phoenix se preparava para receber mais um Boeing 707 e um widebody Lockheed L-1011 Tristar. Em agosto de 1997, a companhia gaúcha cessou suas atividades. O corpo de funcionários técnicos era composto por seis comandantes, seis co-pilotos e seis engenheiros de vôos. Sua única aeronave foi repassada para outra empresa brasileira de cargas, a Skymaster, que adotou a matrícula PT-MST. Em março de 2001, este mesmo avião se acidentou com perda total, num pouso duro ocorrido no aeroporto de Guaruhos.
Esta é a foto do PT-MST B707 da Phoenix que foi transferido para a Skymaster e se acidentou com perda total em GRU.
Fonte: Revista Flap Internacional - Ano 43 - n°405
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