sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Saudosas Cargueiras - TNT SAVA - 1° Matéria

Introdução - De tempo em tempo, estarei postando seis matérias sobre alguma empresa de Carga Aérea Brasileira, baseadas numa revista da Flap internacional.

TNT SAVA

O nome TNT surgiu no Brasil dentro do segmento de transporte de Cargas rodoviárias. Em 1973, ela adquiriu 92% das ações da empresa Transpampa, especializada no transporte terrestre de carga itinerante e a TNT Brasil passou a contribuir com 4% do faturamento global da empresa líder, a multinacional TNT Limited. Em 1973, a TNT Brasil ampliou substancialmente seu leque de serviços com o lançamento da subdivisão Kwikasair, para a entrega de malotes expresso, trabalho esse que era executado em toda a America do Sul através de parcerias com companhias aéreas regulares. O desejo pela operação de aeronaves própias era antigo, mas o sonho só se realizou em julho de 1989, com a criação da TNT SAVA , sigla para serviços Aéreos do Vale Amazônico. A empresa atenderia inicialmente à demanda de carga aérea gerada pela Zona Franca de Manaus. No primeiro ano, a companhia transportou nada menos que 14 mil toneladas de carga a bordo de duas aeronaves Boeing 727 da série 27C (ex PT-TYH da Transbrasil), recebeu a matrícula PT-SAV. A segunda aeronave foi entregue em novembro de 1990 e recebeu a matrícula PT-SAW. Era uma aeronave do modelo 727-191F e chegou dos Estado Unidos com a matrícula N135CA, sendo que antes havia operado também na Transbrasil como PT-TYJ.

A companhia realizava dois vôos diários entre GRU e Manaus, um sem escala, e o outro via Salvador, Recife, Fortaleza e Belém. O movimento foi tão expressivo que a TNT SAVA acabou investindo na construção de um terminal de cargas no aeroporto Internacional Eduardo Gomes e passou a elaborar estudos para a aquisição de um Boeing 707. A aeronave seria destinada a atender movimentos de carga industriais entre São Paulo, Manaus e Miami, na Flórida (EUA). Se a chegada da terceira aeronave se concretizasse, a TNT SAVA pretendia deslocar um dos Boing 727 para uma nova linha dedicada à região sul do Brasil. Mas não só o plano foi arquivado como a empresa acabou suspendendosuas operações em 1992.
Fonte: Revista Flap Internacional - Ano 43 - n°405


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