sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Hélio: projeto da Infraero para Viracopos é ruim

O prefeito Hélio de Oliveira Santos (PDT) e o secretário de Estado do Meio Ambiente, Xico Graziano, concordaram ontem em um ponto em relação à ampliação do Aeroporto Internacional de Viracopos: o projeto apresentado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) é ruim e precisa ser alterado. Foi a primeira vez que o pedetista criticou publicamente a proposta. Tanto Hélio quanto Graziano afirmaram que já foram pontuadas as alterações necessárias, mas que, até agora, a estatal não encaminhou as mudanças pedidas. “A demora para a liberação da licença prévia para a construção da segunda pista é culpa da Infraero”, disse Graziano.
As mudanças pedidas, de acordo com o secretário, não implicam em alterações de porte em relação à proposta da empresa aeroportuária, mas tornarão o projeto melhor. “A Infraero tem condições de fazer um projeto bem melhor do que esse que nos foi apresentado. Já dissemos o que queremos. A Prefeitura também encaminhou as mudanças que deseja. Agora, só depende da Infraero. Quando tudo isso estiver resolvido, o licenciamento correrá rapidamente. Por enquanto, depende da estatal”, disse Graziano.
Hélio disse que a Infraero apresentou um mau projeto, mas que é possível aprimorá-lo. “A obra de expansão (de Viracopos) é um desejo do presidente Lula, do governador Serra e meu. Quando três instâncias de governo marcham para o mesmo objetivo, não tenho dúvida que a ampliação saira, afirmou o prefeito de Campinas. O pedetista reafirmou que a expansão do aeroporto é uma necessidade para o País, sendo essencial que o projeto de ampliação seja aprimorado, de forma a provocar os menores impactos ambientais possíveis.
O Estado cobra que a Infraero apresente novas alternativas de áreas para a localização da segunda pista de Viracopos e os impactos ambientais possíveis em cada uma delas, além de avaliar o impacto que a ampliação do aeroporto trará à população que mora do outro lado da Rodovia Santos Dumont (SP-75), onde estão localizados 27 bairros e moram 40 mil habitantes. Porém, de acordo com o Estado, isso não significa que a ampliação não poderá ocorrer na área pretendida pela estatal.
De acordo com o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Juan Quirós, já passou a fase de discussão da ampliação de Viracopos. Para ele, já deveria estar na pauta a operação do aeroporto, porque muitas oportunidades de negócios estão sendo perdidas. “O projeto tem de se adequar à nova realidade”, afirmou.

-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_

Estatal discute retomada de voo internacional

O presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza, estará hoje em Campinas para discutir com o prefeito Hélio de Oliveira Santos (PDT) o projeto de retomada de voos internacionais de passageiros e ampliação de rotas de cargas ao Exterior no Aeroporto Internacional de Viracopos. O prefeito informou ontem que o foco de maior interesse de Campinas é a implantação de uma rota entre Viracopos e China. Hélio está mirando a ampliação de arrecadação de impostos. Ele citou o exemplo da empresa Huawei, que atua no setor de telecomunicações e hoje é o maior contribuinte de Imposto Sobre Serviço (ISS) da cidade. A exportação da empresa é feita pelo Porto de Santos, com grande demora no trajeto da carga. A expectativa de Hélio é de que até meados de 2010 o aeroporto possa começar a receber seus primeiros voos internacionais, estabelecendo ligações com países da América do Norte e América Central. A Infraero trabalha em um projeto de realocar instalações em Viracopos para o recebimento de voos internacionais.

Fonte: http://huaweibrazil.wordpress.com/2009/09/25/helio-project-infraero-to-viracopos-is-bad/

Nenhum comentário:

Postar um comentário